terça-feira, 24 de junho de 2008

Conhecimento em cores


Quer conferir, literalmente em cores, a quantas anda a importância de certos campos de conhecimento e suas citações ? Então experimente o eigenfactor. De acordo com o site eigenfactor.org o método produz um ranking que mede a importância das publicações (periódicos) para a comunidade científica. Ou seja, trata-se de uma espécie de "fator de impacto" gerado a partir da "presença" na internet de certos periódicos e da quantidade de vezes em que seus artigos são citados, a partir de uma lógica (a dos algoritmos) bem parecida com aquela utilizada pelo Google no raqueamento de sites. "Scholarly references join journals together in a vast network of citations. Eigenfactor uses the structure of the entire network (instead of purely local citation information) to evaluate the importance of each journal", explicam os organizadores do site.O negócio é meio confuso e limitado pelas bases de dados que acessa, mas vale a pena conhcer.
Confira aqui um dos mapas produzidos graças ao método - com direito a bolinhas coloridas, setinhas e que tais e decifre-o, se for capaz.

A informação está no blog do GJOL.

domingo, 15 de junho de 2008

Ainda não sabe como economizar energia ?




O vídeo é uma produção conjunta de Nigel Holmes - um dos mestres da infografia mundial - e de seu filho, Rowland Holmes. De forma bem humorada, aborda o consumo de energia e suas consequências. Aliás, por falar em Holmes, uma dica: não deixe de ler "Nigel Holmes: perfiles de la comunicación gráfica", livro de Steven Heller que faz parte da coleção "Working Biographies". Editado em 2006 pela Jorge Pinto Books (de Nova Iorque), é leitura obrigatória para quem quer conhecer não só a história profissional deste britânico, mas também aspectos importantes da infografia, da linguagem gráfica e de seu processo de produção.

sábado, 14 de junho de 2008

Sobre infográficos....



Editor do USA Today, Richards Curtis fala, nesta entrevista, sobre o que sua equipe produz no jornal que é considerado uma das referências mundiais no uso da infografia. De acordo com alguns autores, o diário estadunidense foi um dos maiores responsáveis pela disseminação do uso desta modalidade jornalística, a partir do final dos anos 80, quando seu projeto gráfico em cores, a opção por textos curtos e o uso frequente dos recursos gráfico-visuais o colocaram entre os mais vendidos naquele país.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Anestesia

Para quem quer acompanhar a construção de um bom infográfico ligado à cobertura de C&T, vale a pena ver o post "como funciona a anestesia", do Infothinking. Muito bom !

domingo, 8 de junho de 2008

Revista de Jornalismo


Já está disponível na rede a edição n.09 da Pauta Geral - Revista
Brasileira de Jornalismo. Neste número, o dossiê é sobre História do
Jornalismo e traz artigos dos pesquisadores Ana Paula Goulart Ribeiro,
Jorge Pedro Souza, Rogério Martins de Souza e Aníbal Pozzo, do
Paraguai.Um dos destaques da edição é a entrevista com Christa Berger,
ganhadora do Prêmio Adelmo Genro Filho, em 2007. Na seção artigos,
trazemos textos de Márcia Amaral e Josenildo Luiz Guerra e nas
resenhas, a contribuição de nomes como Antônio Hohlfeldt e Xosé
Pereira. A partir de 2008, a Pauta Geral passa a editar dois números
ao ano. Outra novidade é que todo o processo de submissão e avaliação
de artigos está online, já que a revista está integrada ao SEER.
Para conferir a edição, acesse http://pautageral.editoracalandra.com.br/

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Algo lhe parece familiar ?


Via The scientific cartoonist