sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Lançamento

Pesquisadores da Universidade de Plymouth - Reino Unido acabam de lançar Nanotechnology, Risk and Communication. O livro aborda cobertura de mídia, debates políticos e percepção pública sobre nanotecologia. Além de analisar a relação entre mídia e cientistas sobre o uso de novas tecnologias. A autoria é de Alison Anderson, Alan Petersen, Clare Wilkinson and Stuart Allan. É possível fazer o download das primeiras páginas aqui.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Divulgação científica no youtube

Um professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj - colocou no youtube demonstrações de experimentos que realiza no Com Ciência. O trabalho está incluido nas atividades do projeto de extensão da Uerj e tem como objetivo divulgar ciência a professores e estudantes de instituições de ensino fundamental, médio e superior.
Ficou curioso? Assista a alguns vídeos clicando abaixo:

Com Ciência Física II
Com Ciência Física III

Agenda das reuniões Nupejoc 2009 - primeiro semestre




27/03 - MEDINA, Cremilda. Ciência e Jornalismo - da herança positivista ao diálogo dos afetos. São Paulo:Summus, 2008.
Relatora: Angieli Maros

24/04 - BARNHURST, K. e NERONE, J. The form of news. New York: The guilford press, 2001.
Relator: Ítalo Mendonça

29/05 - ÁLVAREZ, Guillermina. La infografía periodística. Islas Canarias:Anroart Editorial, 2005.
Relator: Ricardo Amaral

19/06 - SANTAELLA, Lucia. A teoria geral dos signos - como as linguagens significam as coisas. São Paulo:Cengage Learning, 2008.
Relatora: Talita Fernandes


26/06 - BIZZOCCHI, Aldo. Anatomia da Cultura - uma nova visão sobre ciência, arte, religião, esporte e técnica. São Paulo: Palas Athena, 2003.
Relatora: Mayara Rinaldi

13/07 - HELLER, Steven. Nigel Holmes: perfiles de la comunicación gráfica. Nueva York: Jorge Pinto Books, 2006.
Relatora: Juliana Passos

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Abertas inscrições para prêmio José Reis

Instituições e veículos de comunicação coletivos que fazem divulgação científica podem se inscrever até 11 de maio na 29ª edição do prêmio José Reis. Promovido pelo Cnpq e MCT. O objetivo é reconhecer aqueles que tornam públicos os avanços da ciência e tecnologia.
A instituição vencedora receberá diploma e troféu, e seu dirigente passagem e estadia para participar da solenidade de premiação, realizada entre 12 e 17 de julho na Universidade Federal do Amazonas, durante a reunião anual da SBPC.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Bolsas na Dinamarca

Ao invés de premiar participantes da Conferência de Mudanças Climáticas das Nações Unidas que acontecerá na Dinamarca em dezembro desse ano, o Governo Dinamarquês resolveu oferecer bolsas a universitários. Os 4 milhões de kroner dinamarquês - aproximadamente 700 mil dólares que antes eram destinados às premiações, serão convertidos em bolsas de estudo a universitários que estudem mudanças climáticas. Informações sobre inscrição, prazos e resultados aqui

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Os 100 melhores


A seleção dos 100 Melhores filmes feita em edição especial da Revista Bravo está disponível on-line. Os responsáveis pelo trabalho em flash são os jornalistas André Deak e Felipe Lavinatti. Deak avisou em seu blog que nas próximas semanas também estarão na rede outras listas como de músicas de MPB, eruditas, objetos do design.

Via blog Andre Deak

Bolsas para workshop de jornalismo científico

O Instituto das Américas da Universidade da Califórnia está oferecendo bolsas para o 6º Workshop Jack F. Ealy sobre Jornalismo Científico. Para se candidatar é necessário ser jornalista latino americano, dominar espanhol e com os temas saúde, ciência e meio ambiente em meios impressos, rádio ou TV.
Os candidatos deverão enviar, até 27 de abril, três mostras de trabalho, carta de recomendação, relato bibliográfico e formato de inscrição.
Saiba outras informações clicando aqui.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Intercom divulga calendário e tema central de Congresso 2009

O tema central do Intercom 2009 será “Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital”. O evento é organizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Esse ano, o encontro nacional será realizado entre 4 e 7 de setembro na Universidade Positivo em Curitiba - PR. Os encontros regionais vão ocorrer entre maio e junho.
Alguns dos encontros regionais já começam a receber trabalhos a partir desse mês.

Intercom Sudeste
- Local: Escola de Comunicacão da UFRJ, no Rio de Janeiro (RJ)
- Coordenadores: Eduardo Refkalesfsky e Ivana Bentes
- Contatos: eduardo_ref@yahoo.com.br, ref@ufrj.br e ivanabentes@gmail.com
- Período: 7 a 9 de maio

Intercom Nordeste
- Local: Universidade Federal do Piauí, em Teresina (PI)
- Coordenadores: Ana Regina Rego, Graça Targino e Samantha Castelo Branco
- Contatos: ana.rani@uol.com.br, gracatargino@hotmail.com e scastelo@uol.com.br
- Período: 14 a 16 de maio

Intercom Sul
- Local: FURB – Universidade Regional de Blumenau, em Blumenau (SC)
- Coordenador: Clóvis Reis
- Contato: clovis@furb.br ou clovisreisjr@yahoo.com.br
- Período: 28 a 30 de maio

Intercom Centro-oeste
- Local: Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB), em Brasília (DF)
- Coordenador: Walter Guimarães
- Contato: wguimaraes@iesb.br
- Período: 4 a 6 de junho

Intercom Norte
- Local: UNIRON – Faculdade Interamericana de Porto Velho, em Porto Velho (RO)
- Coordenador: Marco Bonito
- Contato: comsocial@uniron.edu.br
- Período: 18 a 20 de junho

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Corações ecologicamente corretos


A preocupação com o meio ambiente tem aumentado tanto (pelo menos na teoria) que o The Guardian produziu um gráfico com os principais presentes trocados no Dia dos Namorados, na maior parte no planeta comemorado amanhã, 14 de feveiro, Dia de São Valentino. Ao clicar nos presentes, aparecem os danos gerados ao meio ambiente na fabrição desses produtos e também são dadas dicas de como reduzir esses prejuízos.

Via Haga clic para continuar

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Eu confesso que não sou nem um pouco fã de certos clichês jornalísticos, como comparar quase todas as medidas "grandes" a campos de futebol. Mas a equipe de O GLOBO conseguiu, com o info abaixo, levar por terra este meu, digamos, preconceito. É assustador ver os campos sendo tomados a cada dez segundos, mesmo para quem não tem histórico de militância ambientalista. Basta clicar na imagem abaixo para conferir a animação.





quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Uma capa para comemorar


A capa de A TARDE que noticiou, com destaque, a posse do presidente dos EUA, Barack Obama, na edição do dia 21 de janeiro, foi escolhida pelo The Poynter Institute para integrar a nova edição do livro President Obama, a ser lançado no final deste mês, que reunirá as 30 melhores capas da histórica data. A primeira edição mostrou outras 70 capas e figurou na lista do jornal The New York Times que elenca os livros mais vendidos.

The Poynter Institute é um centro especializado no ensino de jornalismo e em pesquisas sobre a mídia. A capa de A TARDE pode ser visualizada aqui .

Este é o começo da matéria publicada hoje pelo jornal de Salvador cuja equipe está, com toda razão, em festa. O texto conta como a capa selecionada foi produzida, de onde veio a inspiração e a importância do trabalho conjunto de designers, infografistas e editores. Vale a pena ler e, claro, comemorar, afinal a capa realmente está digna de prêmio.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

História animada



History of the Internet é o título do vídeo que conta a trajetória da rede mundial de computadores. Um tanto didático demais, mas, ainda assim, interessante. O auto-intitulado "documentário animado" já recebeu 6217 comentários no Youtube e foi visto 965.797 vezes, até a publicação deste post.

Via Gizmodo Brasil

Todos os caminhos levam à infografia

No blog 2.0 Webmania, de Portugal, foi publicada uma lista muito boa de sites e blogs sobre infografia. Quem gosta do tema tem de visitar e colocar o link do post na sua listinha de favoritos. São mais de 100 referências de várias partes do mundo.

Via Infografistas

PS: Aproveitamos para a agradecer a Júlia pela indicação do site e do blog do Nupejoc. Thanks !

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Redução de verbas para C&T provoca protestos

O boletim eletrônico da Academia Brasileira de Ciências traz uma longa matéria sobre o significado do corte de 25% na verba destinada a C&T, aprovado pelo Congresso Nacional. Tanto a ABC quanto a SBPC estão se mobilizando, através de cartas, artigos e outras ações. Para o presidente da ABC, Jacob Palis, o corte é "um tiro no pé".
Para saber mais sobre esta medida - um verdadeiro retrocesso - sugiro a leitura do texto que pode ser acessado clicando aqui.

Protesto

Na rede já está circulando um manifesto intitulado "SÓ COM INVESTIMENTOS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA SAIREMOS FORTALECIDOS DESSA CRISE", assim mesmo, em caixa alta. Até agora, estavam registradas 5196 adesões à carta que pede que o Congresso recomponha as previsões orçamentárias para 2009. Entre os signatários, alguns dos mais importantes nomes da Ciência e Tecnologia no país.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Tome Ciência disponível na Internet

Onze novas edições do Programa Tome Ciência podem ser assistidas na web. Apresentado e dirigido pelo jornalista André Motta Lima, o programa de debates conta com o apoio da Faperj e com um conselho científico formado por representantes de entidades vinculadas à SBPC. O acesso aos vídeos tem uma interface um pouco tosca, mas o conteúdo é bem interessante. Entre os temas, vacinas, ciência forense, inovação, energia alternativa....


Via Portal Fator Brasil

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Curso de Jornalismo gráfico da Folha recebe inscrições

A novidade este ano é que infografias animadas entram no programa do curso. Bom sinal. Abaixo, o anúncio, na íntegra:

A Folha recebe até a meia-noite de terça (10) inscrições para a 9ª turma do programa de treinamento em jornalismo gráfico. A partir deste semestre, o curso será ampliado para incluir infografias animadas, como a que foi realizada como trabalho final do 46º treinamento em jornalismo diário (que pode ser vista em www.folha.com.br/083455). Para participar da seleção, basta preencher a ficha na internet (www.folha.com.br/treinamento). O site tem também informações detalhadas sobre o programa. Os programas de treinamento da Folha são patrocinados pela Philip Morris Brasil e pela Odebrecht.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Cairo disponibiliza apêndice de Infografia 2.0

Está na rede e pode ser acessado gratuitamente o "rascunho" ou work in progress do primeiro apêndice do livro Infografia 2.0, de Alberto Cairo, chamado pelo autor de Infografía 2.1., ensayo sobre el futuro de la visualización de información. O livro foi lançado no final do ano passado e este, digamos, complemento, pode ser baixado sob licença Creative Commons.

Concordo plenamente com a Luciana Moherdaui que diz, em seu blog:

"excelente proposta. Bom seria acessar mais documentos publicados dessa forma. Em tempos de tudo-ao-mesmo-tempo-agora, é mais do que urgente compartilhar conteúdo, sobretudo de alta qualidade, entre pesquisadores. Os jornalistas agradecemos"

Mostra Nacional de Infografia



Mario Kanno está preparando a terceira edição da Mostra de Infografia, trabalho que, anualmente, reúne alguns dos melhores infos produzidos no país. A seguir reproduzimos o seu convite para envio de arquivos. O prazo termina no próximo dia 10 de fevereiro:


O PDF Mostra de Infografia Brasil, já está conhecido de profissionais e estudantes do assunto. Os dois últimos contaram com a participação dos principais jornais e revistas do país incluindo a Folha, Estado, Globo, revistas da Abril e Editora Globo. Você pode acessá-los em

http://www.scribd.com/doc/8399183/Mostrainfografia1
e
http://www.scribd.com/doc/8399433/Mostrainfografia2

Acredito que a iniciativa é muito importante para divulgar mais nossa profissão e nossos profissionais, ajudar aos que estão iniciando e fazer um apanhado geral sobre o que se tem de melhor no Brasil.

A novidade deste ano é que conversei com o professor e infografista (prefere jornalista visual) Alberto Cairo, que visitou a Folha,Abril, Globo e Estado este ano e confirmou que vai escrever a apresentação mostrando sua visão do atual estágio da visualisação de dados no Brasil

A segunda novidade é que estamos negociando firmemente para uma exposição de verdade com pôsteres dos trabalhos e algo mais.

Conto com sua colaboração e participação!
Selecione até 8 trabalhos da equipe do seu jornal/revista/site/
estúdio e envie até 10 de fevereiro para este mesmo e-mail <mario.kanno@gmail.com>
O formato pode ser jpg ou pdf. Não esqueça dos créditos de cada trabalho. E também uma lista de todos os membros da equipe de infografia (mesmo os que não tenham trabalho selecionado)

Grato

Mario Kanno
(Para quem não conhece sou Editor adjunto de Arte na Folha de S.Paulo, dei aulas no IED-SP, faço freelancer pela MultiSP e coloquei meus arquivos didáticos em http://kannoinfografia.blogspot.com/)