domingo, 23 de março de 2008

Infos Santos

Clique na imagem para ampliá-la


Durante a Semana Santa, o popular Hora de Santa Catarina, que circula em Florianópolis, recontou através de textos, ilustrações e infográficos os últimos dias de Cristo. No Panamá, uma iniciativa semelhante, mas totalmente infografada, levou ao público uma bela peça que ocupou quatro páginas, como conta Nicolas Ramalho, do blog Haga clic para continuar. Além de religião, muitas explicações científicas sobre o calvário de Jesus em seus últimos dias sobre a Terra. Vale a pena clicar na imagem para ampliá-la.
Aproveitando o ensejo, Feliz Páscoa para todos.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Pesquisadores criam site para reduzir fotos de graça


Pesquisadores da USP São Carlos e da Universidade Federal de São Carlos criaram o Reduzfoto.com.br, o primeiro site brasileiro que reduz imagens digitais. O uso é gratuito e o serviço foi criado a partir de parceria entre as universidades, o Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos e a empresa Aptor Software.


O site dispensa cadastro e instalação de editores de imagens semelhantes ao Photoshop. Instantâneo, atende ao usuário que deseja somente reduzir o tamanho de uma foto e, em muitas situações, usa computadores compartilhados, ou seja, os disponíveis em lan-houses, universidades e empresas.

A idéia surgiu da dificuldade de usuários que não conseguiam enviar fotos pela Internet e perdiam muito tempo utilizando editores de imagens de uso complexo. Em dois meses de funcionamento e sem divulgação, o site já diminuiu 11,5 mil fotos de internautas.


quarta-feira, 19 de março de 2008

Para entender a infografia interativa


Publicado no mais novo livro do Malofiej, lançado este mês, o artigo de Alberto Cairo discute a interatividade como uma nova fronteira da visualização da informação da imprensa. Para lê-lo na íntegra, é só baixar o PDF que o autor disponibilizou em seu site.


terça-feira, 18 de março de 2008

E os infos animados ?

Ainda sobre o Malofiej: se continuamos com algum destaque entre os impressos, no online o panorama é outro. Nesta edição só ganhamos uma medalha, de bronze, com o Infográfico "Um ano de crise aérea no Brasil", produzido pela equipe do Último Segundo. Vale lembrar que, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio principal do Malofiej foi para uma infografia produzida para a web. O vencedor ? Claro, o New York Times. O info (clique para conferir) é muito bem produzido e apurado, mas está longe de aproveitar o potencial da web e, de algum modo, ainda traduz uma certa tradição de pensar a partir da transposição impresso-web. O André Deak fez um comentário interessante sobre o premiado. Confira aqui.

Malofiej - mais do mesmo

O Malofiej é celebrado como o maior prêmio internacional de infografia. Tradicionalmente, ganhamos medalhas com os trabalhos publicados por revistas da editora Abril e pelos grandes jornais do sudeste.
O resultado deste ano, que acaba de ser divulgado, não trouxe lá grandes novidades para nosostros. Ganhamos 2 medalhas de prata e 4 de bronze com a Aventuras na História, 2 de prata e uma de bronze com a Superinteressante, 01 de prata e uma de bronze com a Folha de S.Paulo, duas de bronze com a Mundo Estranho, 01 de bronze com a Saúde, 01 de bronze com a Nova Escola e 01 de bronze com O Globo. De acordo com a SND-E, organizadora do evento, "mais de 1.300 trabalhos de 124 veículos de 24 países participaram do concurso".
Confira a relação completa dos vencedores aqui.

segunda-feira, 17 de março de 2008

História da Imprensa


Um infográfico muito interessantes (às vezes um pouco confuso, é verdade), mas cheio de recursos para mostrar a história da imprensa na Europa. Confira em http://atlas.lib.uiowa.edu/ .
Via Vecindad Grafica

Crimes ambientais infografados

O Globo produziu matéria especial sobre crimes ambientais. Além da originalidade do enfoque para um tema nada novo, que mereceu duas páginas na edição impressa do último domingo, destacam-se os infográficos multimídia produzidos e disponiblizados online. Vale a pena conferir. Aos poucos, estamos avançando na produção de infos para a web.

sábado, 8 de março de 2008

Infografia multimídia genuinamente nacional


O Globo online publicou hoje um infográfico que reúne recursos multimídia para mostrar com detalhes a Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé. Localizada no Rio de Janeiro, a igreja foi recentemente restaurada para as comemorações dos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil. O infográfico traz fotos, mapas, vídeos em uma reunião de linguagens capaz de mostrar aspectos interessantes da reforma e da história da antiga Catedral carioca, cuja origem remonta a 1590.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Mapa para curiosos

Hoje, a imagem nos remete a Nicolau Copérnico, o pai da astronomia. Amanhã, sabe-se lá qual será a surpresa. Sempre acompanhado de uma espécie de quiz, o Mapa do Dia, da National Geographic, se propõe a resgatar personagens e episódios históricos através de mapas antigos e interessantíssimos.

Via Haga clic para continuar

quarta-feira, 5 de março de 2008

Entrevista imperdível

Clique para ampliar a imagem

Um dos autores de megainfografias (ou murais gráficos) como El cuerpo humano, publicada pelo El Mundo em 10 páginas duplas de um suplemento - e reproduzida aí em cima - , Juantxo Cruz concedeu entrevista sobre o seu trabalho e sobre infografia para o blog Cuatro Tipos. Graduado em Ciências da Informação, pela Universidade de Navarra, o jornalista e responsável pelo setor de infografia do El Mundo, explica:


"La infografía es un reto para todo diseñador. Durante la carrera de Ciencias de la Información conocí el mundo de la infografía gracias a los premios Malofiej, el profesor Javier Zorrilla y la persona más importante para la difusión del diseño en España en los 80 y 90, Juan Antonio Giner. A partir de ahí, comprendí que la infografía no se aprendía en un ‘ratito’, que era una carrera profesional para décadas y que quería desarrollar".

domingo, 2 de março de 2008

Revista nova no ar

A Rumores, do Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (ECA-USP), acaba de colocar na web seu primeiro número. Para conferir os artigos desta publicação acadêmica, basta clicar aqui.
A revista, de acordo com seus editores, é voltada para a divulgação de artigos científicos e resenhas que contribuam para o debate sobre temas da comunicação, mídias e linguagem. O call for papers para o segundo número está aberto e a submissão de artigos se encerra em 30 de março.

Serviço de utilidade pública


Casa Civil prorroga consulta pública ao projeto de lei de acesso à biodiversidade

Prazo para encaminhamento de sugestões, que
terminaria nesta quinta-feira, vai agora até 13 de abril

A ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, decidiu prorrogar, até 13 de abril, o prazo fixado para encaminhamento de sugestões destinadas ao aperfeiçoamento do anteprojeto da lei de biodiversidade. A decisão aconteceu no dia em que o prazo se encerraria, e atende a inúmeras solicitações das comunidades indígenas, pesquisadores e demais atores envolvidos no processo.O PL dispõe sobre a coleta de material biológico, o acesso aos recursos genéticos e seus derivados para pesquisa científica ou tecnológica, bioprospecção, elaboração ou desenvolvimento de produtos comerciais, a remessa e o transporte de material biológico, o acesso e a proteção aos conhecimentos tradicionais associados e aos direitos dos agricultores, e a repartição de benefícios.

Em entrevista à Assessoria de Imprensa da SBPC na manhã desta sexta-feira, 29, o representante da Casa Civil, Marcelo Varella, afirmou que o que motivou a decisão não foi somente a carta - assinada por 121 organizações da sociedade civil, pedindo pela prorrogação do prazo - entregue à ministra no último dia 25, mas sim aos inúmeros pedidos e manifestações das sociedades científicas. "E internamente também achamos que o Natal e o carnaval atrapalharam a negociação", completou.

Varella disse ainda que a intenção é aumentar a participação das comunidades que não têm acesso à Internet, como agricultores, povos indígenas, comunidades quilombolas e locais neste debate. Para isso, incentivou a realização de eventos e ações que levem informação a essa parcela da população, e se colocou à disposição: "Estamos abertos para participar."

A prorrogação, portanto, ocorreu "para que a sociedade tenha tempo de se organizar", continuou. "O objetivo é mostrar à população que este é um processo democrático”, explicou o representante da Casa Civil.
O texto do projeto de lei pode ser consultado no endereço http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/consulta_publica/consulta.htm.

As sugestões poderão ser encaminhadas à Casa Civil da Presidência da República, Palácio do Planalto, 4o andar, sala 3, Brasília-DF, CEP 70.150-900, com a indicação “Sugestões ao projeto de lei que dispõe sobre o acesso aos recursos genéticos e seus derivados”, ou pelo e-mail: recursosgeneticos@planalto.gov.br.

Via Jornal da Ciência

sábado, 1 de março de 2008

Boas novas

Tattiana Teixeira e Mayara Rinaldi, coordenadora e pesquisadora voluntária do NUPEJOC, respectivamente, foram contempladas com bolsa pelo Programa UOL Bolsa Pesquisa. O projeto selecionado é um estudo comparado dos infográficos no portal UOL e no elmundo.es .