sábado, 24 de maio de 2008

I feel good....


Em quantos blogs do mundo, hoje, esta expressão apareceu ? E nos blogs do Brasil, mais precisamente de Curitiba, por exemplo ? E quantas e quais imagens foram associadas a expressões como I feel good, I feel fine ou algo do gênero ?
Para saber esta resposta de uma forma visualmente atrativa, basta acessar http://wefellfine.org. O site, criado por Jonathan Harris e Sep Kamvar, é, na verdade, uma base de dados totalmente interativa, definida como "an exploration of human emotion on a global scale" . Quer saber mais sobre a missão da dupla ? Então, clique aqui.

Via Digno de Nota

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Entenda a "crise"




O Grupo RBS produziu um infográfico animado para explicar a chamada crise mundial dos alimentos. Confira aqui.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Já em setembro...


O convite é irresistível, ainda que seja para poucos.... Em setembro acontece aquele é que considerado por profissionais da área um dos mais importantes eventos de design da notícia do mundo. Organizado pela Society for News Design o SND.Vegas vai reunir, em setembro, experts como Mario Garcia, Javier Errea, Lucie Lacava, Sara Quinn, Andrew DeVigal, entre outros. Confira o programa preliminar, clicando aqui.

Evento discute desenho da informação


Durante três dias nomes importantes da área do desenho da informação estarão reunidos na Venezuela. O seminário Diseño de la Información acontece de 24 a 26 de julho e é dirigido a estudantes, professores e profissionais. Entre os temas em debate, o desenho de jornais, revistas e páginas web. O evento acontece em Caracas.
Entre os palestrantes, o brasileiro Luis Adolfo, diretor da SND/Latina e profissional do Grupo RBS.

Via Visualmente

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Organizadores divulgam programação de encontro sobre jornalismo científico

Já está definida a programação do 1º Encontro Norte/Nordeste de Jornalismo Científico,promovido pela Universidade Estadual da Paraíba em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Científico. O tema central do evento é "Comunicação Pública da Ciência e o Desenvolvimento Regional".
O programa prevê uma conferência de abertura, quatro mesas temáticas, oito sessões de apresentação de trabalho, uma oficina de vídeo científico e cursos envolvendo diferentes aspectos da relação comunicação, ciência e sociedade.
Os interessados podem inscrever trabalhos até o dia 15 de maio em três categorias: iniciação científica, relatos de experiência e estudos e pesquisas bibliográficas ou empíricas.

Detalhes da programação e informações podem ser conferidos clicando aqui.

Atualização (em 22.05.08): o prazo foi ampliado para 25 de maio.

Com informações do Portal Paraíba.com.br

Fiocruz lança edital para Pesquisador Visitante


A Fiocruz lançou o Edital Pesquisador Visitante 2008. Há, entre as 55 vagas disponíveis, uma para Profissional com Doutorado em Educação ou Comunicação, com experiência e conhecimento na área de Educação em Ciências e/ou Divulgação Científica. As inscrições vão até 30 de maio.
O candidato deverá estar apto a desenvolver atividades de pesquisa e ensino nas áreas indicadas no perfil, no âmbito do Museu da Vida, da Casa de Oswaldo Cruz. O objeto de pesquisa deverá tratar de questões pedagógicas e/ou de comunicação, relacionadas ao desenvolvimento de ações em Museus e Centros de Ciências.

Informações sobre o edital (que inclui outros perfis) podem ser conseguidas acessando o link www.pv.fiocruz.br ou através do email programapvisitante@fiocruz.br

terça-feira, 6 de maio de 2008

NewsCamp Rio acontece dia 17

Jornalistas, blogueiros e curiosos têm um encontro marcado na "desconferência" NewsCamp que, dia 17, acontece no Campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida (Rio de Janeiro). O evento gratuito pretende, nas palavras de seus organizadores, "debater temas relacionados a mídias sociais, jornalismo online, entre outras temáticas do mundo da imprensa.". Mais informações em: http://www.jornalistasdaweb.com.br/index.php?pag=newscamprio

domingo, 4 de maio de 2008

Livro traz artigos sobre jornalismo científico

Já está disponível no Scidev.net a coletânea "Los desafíos y la evaluación del periodismo científico en Iberoamérica", compilação de trabalhos apresentados nas "Jornadas Iberoaméricanas sobre la Ciencia en los medios masivos" realizadas em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), entre 30 de julho e 3 de Agosto de 2007. A obra foi organizada por Luiza Massarani e Carmelo Polino que explicam, na apresentação do livro, que o objetivo do evento foi analisar os principais desafios do jornalismo científico na região, a partir de enfoques teóricos e práticos, a fim de desenvolver estratégias que melhorem sua qualidade. Para baixar a versão em PDF, clique aqui.

sábado, 3 de maio de 2008

Questão de gênero


"En la historia del diseño gráfico latinoamericano del siglo XX, de por sí escasamente documentada, existe un espacio en blanco en los que se refiere al conocimiento de la labor diseñística de las mujeres. El proyecto Biográficas. Historia de las diseñadoras latinoamericanas reúne biografías y portafolios de diseñadoras de diversos países y especialidades. (...)" Assim começa a apresentação deste site que traz como uma de suas colaboradoras a brasileira Kollontai Cossich Diniz, brasiliense que nasceu em 1982, viveu no Nordeste e hoje mora em São Paulo. Tem muita biografia interessante e depoimentos muito bons como o da venezuelana Carmen Riera.


Via VisualMente