domingo, 31 de agosto de 2008

Jogando com a notícia

O André Deak traz exemplos interessantes de infográficos interativos, daqueles que são construídos/alterados de acordo com os dados solicitados pelo próprio leitor - os chamados newsgame. Muito interessante. O legal é que ele reproduz um email do Benny Cohen, que produziu um destes lá em Minas, explicando o trabalho da equipe. São algumas linhas de post e muito pano prá manga. Confira !

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Salvação ou entusiasmo?

Assim como muitos teóricos da infografia, o presidente da Society for News Design, Javier Errea, em sua participação no 7o. Congresso Brasileiro de Jornais, afirmou sobre o futuro do impresso: "Sem infográfico, não existirá jornal". A notícia é do site Comunique-se. O infografista espanhol Alberto Cairo, ao contrário do que pensa Errea e outros como o professor espanhol José Manuel de Pablos, diz que pensar na infografia como salvação do jornal é uma ilusão. "A chave é o conteúdo. Por que você compra um jornal? Porque você quer ler o conteúdo. Todo o resto são ferramentas para transmitir este conteúdo", afirmou numa entrevista aos membros do Nupejoc, no último sábado (23/08), quando esteve em Florianópolis, a convite do Nupejoc, para ministrar uma palestra. Em breve, confira a entrevista na íntegra no site http://www.nupejoc.cce.ufsc.br/.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Informativo e lúdico

Quer brincar de Maurren Maggi?! Entenda como a brasileira ganhou o ouro na prova de salto e tente repetir a façanha brincando no "infogame" (infográfico+game) publicado no site do Globo Esporte.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

NY Times e as medalhas


O NY Times publicou um mapa que mostra o desempenho dos países em todas Olímpiadas. Ficou curioso? Acompanhe aqui.

Infografia é um gênero de produção lenta?



Para questionar os argumentos de muitos que dizem que a infografia requer muitos gastos e muito tempo para ser feita, os jornais espanhóis El País e El Mundo publicaram ainda ontem, na mesma data em que um incêndio matou 153 no aeroporto de Barajas localizado em Madrid. Confira os infográficos do El Mundo aqui, e do El País aqui.

Maniqueísmo na tipografia


Passeando por alguns blogs, encontrei esse pôster em Cosas visuales do professor da Universidade de Salamanca, Fernando Suárez. A autoria é de Craig David em Anamorphosis. Alguém se manifesta a favor ou contra?

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Gosta de caricaturas?



Surpreso com as diversas funções dos novos celulares? Confira no vídeo como fazer uma caricatura utilizando um Iphone.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Convite

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Alberto Cairo ministra palestra na UFSC

A convite do NUPEJOC - e com o apoio da Direção do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC - o professor Alberto Cairo ministra palestra para alunos de Jornalismo e Design Gráfico. O evento acontece no sábado, dia 23, e tem como tema "O uso da infografia no jornalismo contemporâneo - análises e perspectivas". As vagas são gratuitas e limitadas. Para se inscrever os interessados devem mandar um email para nupejoc@cce.ufsc.br .

domingo, 10 de agosto de 2008

Unesp lança portal de divulgação científica

A iniciativa é bem interessante. O pessoal do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lecotec), da UNESP, anuncia para amanhã, dia 11, às 20 horas, o lançamento ofical do portal eletrônico Toque de Ciência (que já está no ar). Com financiamento do CNPq e da própria UNESP, o projeto - liderado por Juliano Maurício de Carvalho - tem como objetivo "a divulgação da produção científica brasileira por meio de uma linguagem simples e atraente, com periodicidade diária". A equipe pretende distribuir os programas - de um minuto e meio, cada - para rádios que tenham interesse em divulgar a ciência em sua programação.

sábado, 9 de agosto de 2008

Especial sobre a China


Um grupo de 15 estudantes e o coordenador Tracy Dahlby da Faculdade de Comunicação da Universidade do Texas fizeram uma viagem ao país sede das Olímpiadas. O site China on the brink é o resultado dessas 5 semanas, entre metade do mês de maio e final de junho, reunindo uma série de reportagens em vídeo, fotografias e textos.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Laboratório de Interatividade seleciona bolsistas

O Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está selecionando bolsistas. São bolsas da Fapesp e do CNPq, que contemplam doutores, mestres, graduados e graduandos, das áreas de Tecnologia de Informação, Arte Eletrônica, Comunicação Social, Jornalismo e Educação.
O LAbI trabalha com divulgação científica, com base no conceito de interatividade e nas relações entre Arte e Ciência. Mais informações sobre o Laboratório e seus projetos podem ser obtidas
no site, ou pelo e-mail labi@ufscar.br. O prazo de inscrições para a seleção das bolsas é 15 de agosto.

Via LAbI

Um pouco de humor


Via Infograthinking

Enquanto não chega nas livrarias ...


Ansioso para o lançamento do livro Infografia 2.0 de Alberto Cairo? Então confira a Introdução e parte do primeiro capítulo clicando aqui. O lançamento será realizado na Espanha no mês de setembro.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Qual sua cor favorita?



Para aqueles que gostam de procurar por belas fotos no Flickr, agora é possível buscá-las por cores. A empresa Idée desenvolveu um buscador de imagem através de cores. É possível procurar fotos selecionando até 10 cores. A Folha de São Paulo publicou recentemente uma matéria sobre o assunto em seu caderno de Informática. Veja a matéria da Folha clicando aqui