sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Jornalismo científico

A CNN despediu toda a sua secção de ciência, tecnologia e ambiente.
Vários grupos protestaram junto da cadeia de televisão.

Via ciberjornalismo.com/pontomedia

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Os melhores de 2008

A revista Time elegeu as dez melhores invenções de 2008 e a revista Época publicou a lista em seu site. Confira os melhores de 2008 clicando aqui.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Vencedores

Vencedores do Prêmio de Ciberjornalismo, organizado pela da equipe de pesquisa Observatório do Ciberjornalismo (ObCiber):

Categoria Excelência Geral em Ciberjornalismo: Publico.pt
Categoria Breaking News: Assalto ao BES (publico.pt)
Categoria Reportagem Multimédia: A morte lenta do gelo eterno (JN)
Categoria Videojornalismo: Caminho onde o morto matou o vivo (PortugalDiário)
Categoria Infografia Digital: Assalto ao BES (Sol)
Categoria Ciberjornalismo Académico: Prostituição no Porto (JPN)

Fórmula matemática

Boas fontes, boas informações, boas formas de apresentação da informação e senso crítico. Com certeza esses são princípios que todo jornalista deve saber, mas será que são suficientes para garantir a qualidade do jornalismo? De acordo com artigo do site BIOpinionated, a multiplicação desses quatro itens é a fórmula matemática para quantificar (cientificamente, diz o artigo) a qualidade do jornalismo. Fosse a prática jornalística tão simples, não precisaríamos de quatro anos de faculdade, seria aplicar a “fórmula” e produzir o jornal perfeito.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Jornalismo e os infográficos: princípios comuns?


O blog Infografistas.com publicou 14 princípios comuns ao jornalismo e aos infográficos. Chiqui Esteban, autor do blog citado, partiu de uma listagem feita por Sérgio Rodríguez em seu blog Asi no son las cosas, e acrescentou comentários que apontam pontos comuns entre princípios do jornalismo e dos infográficos.

Via Infografistas.com

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

A qual referencial estético recorre o design atual?


O Ateneu Popular divulgou o resultado da enquete realizada para descobrir quais padrões estéticos são utililizados pelo design atual. A resposta mais votada foi Cultura de massas com 57% dos votos, em segundo lugar estão Estilos e tendências gráficas do passado com 40% dos votos. Belas Artes Clássicas receberam apenas 3% dos votos.

Via Ateneu Popular

domingo, 14 de dezembro de 2008

Para quem vai pegar a estrada

O G1 publicou um infográfico para auxiliar os motoristas dos carros de passeio na ultrapassagem de caminhões. Segundo a matéria, 338 pessoas morreram em 2007 por conta de ultrapassagens mal planejadas. De janeiro a outubro a concessionária ViaOeste que administra 168 km de rodovias em São Paulo registrou um aumento de 68% nos acidentes envolvendo caminhões, que estão ficando cada vez mais velozes. Para ler a matéria e ver as dicas do infográfico clique aqui.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Crise na imprensa

A crise vivenciada pelos veículos de comunição nos Estados Unidos foi tema de uma matéria no jornal The New York Times (NTY) nesta semana. O texto fala de problemas como o do Grupo Tribune, que pediu concordata na última segunda-feira (8), e afirma que a crise deve continuar. A principal causa é atribuida a empréstimos feitos pelos jornais entre 2006 e 2007.

Para conferir a matéria clique aqui.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

"Evolução infográfica"

O jornalista Ramón Salaverría participou de um seminário sobre novas linguagens jornalísticas na internet para jornalistas da Rede Globo e do portal G1, no Rio de Janeiro, e postou no blog e-periodistas.weblog alguns exemplos de infográficos feitos para a internet, entre 2000 e 2008. Vale a pena conferir como em menos de uma década muita coisa mudou.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Jornalismo Online

Um novo livro sobre jornalismo online está disponível na internet. "Como escribir para la Web", do jornalista colombiano Guillermo Franco, pode ser acessado gratuitamento no site do Centro Knight para o jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas.

Divido em seis capítulos, o livro aborda temas como comportamento do usuário, incorporação do conceito de usabilidade, pirâmide invertida e novos formatos para a rede.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Prêmio Jovem Cientista

Estão abertas inscrições para o o XXIV Prêmio Jovem Cientista. Com o tema Energia e Meio Ambiente- soluções para o futuro o objetivo é buscar soluções para os problemas do Brasil e revelar talentos. O prêmio é organizado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e conta com apoio do Cnpq, da Fundação Roberto Marinho e da Gerdau.
Para se inscrever é necessário ter cadastro na plataforma lattes. A premiação será distribuída entre cinco categorias estudante de Ensino Médio, estudante de Ensino Superior, Graduado, Orientador e Mérito Institucional.

FNPJ recebe inscrições de trabalho

Estão abertas as inscrições de trabalhos para o 7º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo que será realizado entre 17 e 19 de abril de 2009.
O evento é aberto a professores, pesquisadores jornalistas e estudantes. As inscrições devem ser feitas até 31 de janeiro no site do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, FNPJ.
Outras informações e características dos trabalhos aqui.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Em clima de retrospectiva


Já que o clima é de encerramento do ano e retropectiva, vale a pena conferir o especial que Elpaís.com publicou entitulado Los 100 del año. Dividido em sete categorias, o especial traz fotos e pequenos textos de homens e mulheres iberoamericanos que se em 2008. Dois brasileiros são lembrados, e nenhum está na seção de esportes! Dilma Rousseff aparece entre políticos e Oscar Niemeyer está entre os criadores do ano.

Sem escala


A revista VIVA, dominical do Clarín, publicou um infográfico de quatro páginas para mostrar aos leitores o tamanho real de um Pingüim de Magalhães que habita parte do território Argentino e Chileno.

Via Infografistas.com