sábado, 25 de abril de 2009

Escola de jornalismo científico e comunicação

A Fundação e Centro de Cultura Científica Ettore Majorana criou na cidade de Erice, na Itália, uma escola internacional de Jornalismo Científico e Comunicação.

Todos os anos, a escola vai discutir divulgação científica a partir de um tema específico. A primeira edição de palestras e workshops ocorre dos dias 6 a 9 de julho, focada no tema energia.

Todas as atividades são em inglês.

Mais informações aqui.

Morre John Maddox


Morreu no dia 12 de abril, o ex-editor da revista Nature, John Maddox. Formado em Física e Química, Maddox começou sua carreira de jornalista como repórter de ciência do jornal britânico Manchester Guardian.

Em 1966, foi contratado como editor da Nature, onde ficou por 22 anos. Maddox foi o grande responsável pela revitalização da revista, que, na época, estava perdendo espaço para a concorrente estadunidense Science. Sua tática era a de traduzir os complicados artigos científicos que chegavam à redação para uma linguagem mais simples para o público. Devido a isso, hoje, Maddox é considerado um dos pioneiros do jornalismo científico moderno.

Leia aqui o perfil de Maddox publicado pela The Economist dessa semana

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Nós vamos !



Reproduzo a seguir mensagem que recebemos do Mario Kanno:

Queridos amigos e colegas,

É com prazer que os convido para o 1º LIDE.
Será no dia 23 de maio, sábado, as 10h30, no auditório da Editora Abril.

Esta primeira edição será sobre infografia, mas as próximas trarão outros temas ligados ao jornalismo visual.
O convite com a programação completa está em anexo.


Ajudem a divulgar, passem para os seus colegas!

O evento é gratuito, mas é preciso se inscrever pelo email: mail.lide@gmail.com
Mais informações no nosso site: www.weblide.com

Obrigado


sábado, 18 de abril de 2009

Narrando com dados

Buscar formas boas narrativas para contar fatos complexos, compostos por muitos dados, é um desafio constante da produção jornalística. Como usar dados sem que o texto fique confuso ou sem informações? Essa discussão está presente em um artigo publicado no Poynter Institute. Confira também esse anexo sobre o tema.


Via Ponto Media

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Membros no Nupejoc apresentam trabalho no XII ENPJ

As acadêmicas Angieli Maros, Juliana Passos e Talita Fernandes, apresentam no próximo dia 18 os primeiros resultados da pesquisa O infográfico como diferencial na cobertura de Ciência, Tecnologia e Inovação em jornais populares – uma pesquisa a partir do Hora de Santa Catarina. O trabalho será apresentado durante a sessão de pôsteres do XII Encontro Nacional de Professores de Jornalismo.

O evento se realiza entre os dias 17 e 19 de abril em Belo Horizonte, Minas Gerais. A temática central é “O ensino do Jornalismo nas universidades: impactos na prática profissional e conquistas para a sociedade”.

Confira aqui a programação do evento e acompanhe através do blog, a discussão sobre diretrizes curriculares, tema que abriu o evento essa manhã.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Entrevista com Javier Errea

Encontrei no Haga clic o link para entrevista que o 233 grados fez e publicou com Javier Errea, professor da Universidade de Navarra conhecido por sua atuação em design jornalístico.

Na entrevista Errea também fala sobre sua crença na Infografia como salvação dos jornais.
Leia a entrevista na íntegra aqui.

sábado, 11 de abril de 2009

Novo museu de ciência e tecnologia

O antigo prédio da Prefeitura de São Paulo volta a ser ocupado, agora pelo Catavento, museu de ciência e tecnolgia. Os oito mil metros quadrados estão dividos em cinco núcleos, Sociedade, Universo, Engenho e Vida.
A interatividade está presente em grande parte das instalações. Nestes espaços é possível ouvir estrelas nascendo e morrendo, ver um meteorito de 6 mil anos, escalar o "Monte dos Sábios" e conhecer personagens importantes de história ou pintar um quadro com pincel infravermelho que aos poucos revela um quadro de Portinari.
A montagem durou um ano e meio e custou 20 milhões de reais.

O museu funciona de terça à domingo, das 9h às 17h e a lista de instalações pode ser conferida aqui.

Via Portal Terra


quarta-feira, 8 de abril de 2009

portal da ciência


A ideia de montar um portal com links para blogs de divulgação científica rendeu muito mais do que esperavam os idealizadores Carlos Hotta e Átila Iamarino, pesquisadores de ciências biológicas na Universidade de São Paulo (USP). No último dia 17, o Lablogatórios, nome do portal, passou a fazer parte do ScienceBlogs, uma rede norte-americana que reúne mais de 60 blogs relacionados com ciência. Além de divulgar a ciência, a rede permite que haja um intercâmbio entre ideias e dúvidas dos donos dos blogs, o que ajuda a diminuir a probabilidade de erros na divulgação.
Para saber mais, clique aqui
.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Revistas científicas com acesso livre

Lendo o Ponto Media achei um post interessante dizendo que as revistas científicas da editora Sage estão disponíveis para acesso até 30 de abril.
A editora tem publicações nas áreas de Negócios, Humanindades, Ciências Sociais, Ciência, Tecnologia e Medicina.
Confira aqui.

domingo, 5 de abril de 2009

Seguindo infografistas


O blog Infografistas publicou uma lista de contas do twitter de pessoas que trabalham com infografia. Quer seguir alguém? Clique aqui.

sábado, 4 de abril de 2009

Produção de infográficos


Rafael de Castro Andrade, estudante de design da Universidade Estadual de Londrina, propõe em seu TCC um método para a produção de infográficos. Para fazer sua monografia, Rafael realizou estudos no jornal Folha de São Paulo.

Leia aqui o TCC Sistematização de um método para a confecção de infográficos baseado no estudo de caso da Folha de São Paulo

Ciência entra na programação da Flip 2009


Entre os convidados confirmados para a Feira Literária Internacional de Paraty (Flip) 2009, está o cientista e escritor britânico Richard Dawkins. Essa é a primeira vez que ciência terá espaço na feira.
Dawkins, bastante conhecido entre os neodarwinistas, é autor dos livros "Deus, um Delírio" (Companhia das Letras), e terá lançados no Brasil esse ano "A Grande História da Evolução", de 2005, e "The Greatest Show on Earth" (o grande espetáculo da Terra), ainda sem título definido em português.
O cientista não vai dividir a mesa com nenhum debator, mas a organização ainda não decidiu se seu discurso será feito em forma de palestra ou entrevista.
A sétima edição da Flip será realizada entre 1º e 5 de julho na cidade de Paraty - RJ e terá como homenageado o poeta pernambucano Manuel Bandeira. Entre os nomes confirmados pela organização estão Gay Talese, Alex Ross, António Lobo Antunes, Carlos Fuentes, Anne Enright, Atiq Rahimi, Simon Schama, Sophie Calle e Catherine Millet.

Via Folha de S. Paulo

quinta-feira, 2 de abril de 2009

100 horas de astronomia

Começam hoje as 100 horas de Astronomia, um dos maiores eventos realizados durante o Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009), comemorado por 137 países.
No Brasil serão realizadas atividades de observações públicas do céu com uso de equipamentos especializados durante dia e noite além de palestras, debates e exibição de vídeos.
Até 19 de março 22 cidades brasileiras tinham anunciado a realização de eventos nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e também no Distrito Federal.
A lista das cidades participantes está no site do AIA, mas também é possível acompanhar pela Internet aqui.


Chapeuzinho Vermelho

O estudante de design sueco Tomas Nilsson fez um um vídeo muito interessante contando a clássica história da Chapeuzinho Vermelho através de infográficos.



Slagsmålsklubben - Sponsored by destiny from Tomas Nilsson on Vimeo.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Agência de divulgação científica em Sergipe

A Universidade Federal de Sergipe criou no final de março a Agência UFS de Divulgação Científica. O objetivo é produzir material vídeo, áudio e texto de pesquisas realizadas por instituições de pesquisa de todo estado de modo a melhorar a cobertura de Ciência e Tecnologia no estado.
“A agência será um modo de proporcionar a popularização da pesquisa científica, tendo em vista que as publicações nessa área estão geralmente restritas à comunidade acadêmica. É necessário promover o interesse das pessoas por informação a respeito de ciência e tecnologia”, diz o assessor da UFS, Marcos Wandir.

Via Faxaju

Infografista da Time fala sobre a produção de mapas



O mapa acima é de Joe Lertola, infografista da revista Time de 83 a 2002.
Leia aqui a entrevista com Lertola feita por Sarah Slobin sobre o processo de elaboração dos seus mapas.