segunda-feira, 25 de maio de 2009

Trabalhos da Compós já estão online

A Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação já disponibilizou todos os trabalhos que serão apresentados em seu encontro nacional que acontece de 02 a 05 de junho, em BH. Para conferir os papers, clique aqui.
Entre os trabalhos, está 'A INFOGRAFIA COMO NARRATIVA JORNALÍSTICA - Uma discussão acerca de conceitos, práticas e expectativas", produzido por Tattiana Teixeira e que inclui resultados de pesquisas desenvolvidas pelo NUPEJOC.

domingo, 24 de maio de 2009

Infografia, modo de usar - informações sobre o 1o. LIDE

Muito interessantes as palestras promovidas pelo 1o. LIDE - Linguagem, Informação e Design Editorial. Em debate, infografia, a relação entre jornalistas "de texto" e designers e alguns dos bastidores do Malofiej. Estivemos eu, Talita Fernandes e Juliana Passos no evento que teve entre seus organizadores Mario Kanno e Renata Steffen, ambos da Folha de S.Paulo, e que foi quase um desdobramento da Mostra Nacional de Infografia. Para mim, duas surpresas bem agradáveis: o jornalista Rodrigo Ratier, que está na revista Nova Escola, e Marcelo Pliger, da Folha. Ratier, com bom humor, defendeu o infográfico como um gênero e a importância da parceria entre jornalistas e designers que devem pensar, sempre, nas características da publicação, como seu público-alvo, por exemplo. Como uma de suas referências, citou o livro The back of the napkin, de Dan Roam.
Pliger falou sobre o processo de produção do infográfico sobre o caso Isabela Nardoni, premiado com a medalha de prata no Malofiej 2009. Em sua palestra, ele abordou algumas questões fundamentais da infografia, como a importância da busca pela veracidade e a idissociabilidade entre imagem e texto. Em sua exposição também foi possível discutir a relação entre a "equipe de arte" e a "redação".

terça-feira, 19 de maio de 2009

Governo lança portal de arquivos sobre a ditadura

O governo federal lançou a página Memórias Reveladas, onde disponibiliza vídeos, fotos e uma base de dados sobre a ditadura militar. Entre os documentos estão arquivos do Serviço Nacional de Informação (SNI), Conselho de Segurança Nacional (CSN), Departamento de Ordem Política e Social (Dops). Também é possível contribuir com o material do acervo.

Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT), da fundação Oswaldo Cruz está com inscrições abertas para seu programa de pós-graduação "Informação e Comunicação em Saúde". O programa foi aprovado pela Capes no segundo semestre de 2008 e terá início em agosto de 2009. Os interessados tem até o dia 14 de junho para se inscrever.

Um pouco de humor no jornalismo científico


Vi no Ponto Media e reproduzo aqui.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Qual o nível de convergência?


Membros do grupo Novos Medios desenvolveram uma ferramenta para calcular o índice de convergência de veículos. O trabalho foi apresentado na conferência Media and Information: Convergences and Divergences, realizada entre 6 e 8 de maio em Atenas, na Grécia.

ABC do multimedia


Mark S. Luckie do site 100,000 words criou um video muito divertido com o ABC do multimedia.

domingo, 17 de maio de 2009

Aprendendo a comer sushi


Para aqueles que sofrem com os hashis -popularmente chamados de "pauzinhos" - ao comer sushis, eis um infográfico para ajudar.

Via Haga clic

sábado, 16 de maio de 2009

Abertas inscrições para Prêmio Destaque do Ano de Iniciação Científica


Bolsistas de Iniciação Científica e suas respectivas instituições podem se inscrever na 7ª edição do prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica. Organizada pelo CNPq, a premiação é anual e divida em entre Bolsista de Iniciação Científica e Mérito Institucional.
Os pré-requisitos para inscrever-se em cada categoria são os seguintes:

- Bolsista de Iniciação Científica: ser bolsista de Iniciação Científica do CNPq há pelo menos 12 meses e estar em processo de renovação (2009/2010)
- Mérito Institucional: ter bolsistas inscritos no Prêmio. Instituições só podem ser premiadas a cada cinco anos

São escolhidos para primeiro, segundo e terceiro lugar, bolsistas das três grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; e Ciências da vida.

A divulgação do resultado será no dia 30 de setembro. Os vencedores receberão os prêmios em cerimônia que será realizada durante as comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia- entre 19 e 25 de outubro.

As inscrições podem ser feitas aqui. Informações adicionais na página do CNPq.

Crise financeira em vídeos


O site information aesthetics disponibilizou quatro vídeos com infografias animadas explicando a crise financeira. Um deles, Understanding The Financial Crisis - For Kids and Grownups, foi feito também para o público infantil. Vale a pena conferir.

Veja os vídeos aqui

terça-feira, 12 de maio de 2009

Entrevista com Cairo

O jornal venezuelano Últimas Noticias publicou no último domingo entrevista feita por María Lourdes Sandolval com Alberto Cairo. Encontrei um post com a versão digitalizada da entrevista no Haga clic.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Gripe Suína / Gripe A

A propósito da discussão sobre a gripe suína, agora chamada de gripe A, reproduzo aqui alguns links de blogs nacionais do Scienceblogs. Aponto dois posts, um feito no Rainha Vermelha e outro no 100nexos, ambos remetem a lições de 1976, ano em que ocorreu surto da doença.