terça-feira, 30 de junho de 2009

Especial sobre jornalismo científico


A Nature disponibilizou em seu site um longo especial sobre jornalismo científico em razão da sexta Conferência de Jornalistas Científicos que acontece de hoje até quinta-feira em Londres. Foram reunidos vários editoriais, reportagens, podcasts e fóruns que discutem o futuro da área em meio ao surgimento de novas tecnologias e redes sociais, entre outros fatores e dilemas da atualidade.

domingo, 28 de junho de 2009

Multimídia de aniversário

Um especial multimídia foi produzido em comemoração aos 45 anos do jornal Zero Hora. No material é possível conhecer desde o processo de impressão do jornais, até o funcionamento da redação, como reuniões de pauta. Também foi feita uma seleção de capas históricas e imagens da redação mostram suas mudanças ao longo das mais de quatro décadas. Clique aqui e navegue pelo especial.

sábado, 27 de junho de 2009

Capa do Extra é destaque no mundo


O jornal inglês The Guardian fez uma copilação das primeiras páginas no dia seguinte à morte de Michael Jackson. O destaque foi para a página do Extra.


Via Newseum

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Ciência em Pauta

Membros do projeto Ciência em Pauta, Alexandre Lunelli, Camila Augusto e Talita Fernandes, participam entre 26 e 27 de junho do Workshop Consórcio Brasil, em São Paulo. O evento tem como objetivo reunir as equipes das seis universidades para discutir as próximas etapas do projeto. A Casa Solar Flex, está sendo projetada para a participação do grupo no Solar Decathlon Europe 2010, que acontece em junho do ano que vem. A equipe de Jornalismo está atuando na divulgação científica do projeto, uma das provas da competição.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Recomendações para o jornalismo científico


Muito interessante o artigo Science Communication Reconsidered, publicado esse mês no periódico Nature Biotechnology. Nele, especialistas das áreas de ciência, comunicação e política dão oito recomendações para melhorar a relação do jornalismo e de organizações científicas com o público. O trabalho é fruto de um workshop que foi realizado em Washington pela Universidade de Alberta.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Como fazer um gráfico ruim


Nathan Yau do Flowing Data dá 6 dicas do que não fazer na hora de criar um gráfico. Vale a pena conferir.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Twitter autêntico


A partir de agora, as "Angelinas Jolies" começarão a seguir menos você no twitter. De acordo com o site do G1, os responsáveis pela manutenção do microblog anunciaram um mecanismo para impedir que usuários se passem por quem não são. O objetivo é criar um selo selo de autenticidade nos perfis dos famosos e depois de comprovar sua veracidade. Leia aqui a notícia completa.

A situação do jornalismo científico


O jornalista e escritor Carl Zimmer, em entrevista a David DiSalvo, fala sobre a atual situação da cobertura de ciência nos jornais.

Zimmer é colaborador do jornal New York Times, da Discover, da Scientific American, da Science e da Popular Science.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Jornalismo científico open source


Criado este mês, o News Science Journalism é um portal de notícias sobre jornalismo científico aberto para colaborações. Para submeter artigos e matérias é necessário cadastrar-se.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Gráficos da GOOD


80 gráficos da revista GOOD agora estão disponíveis no Flickr.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Infográficos do vôo AF 447


Gert K. Nielsen, do site Visual Journalism reuniu em uma galeria infográficos de jornais do mundo inteiro sobre o acidente do vôo AF 447 da Air France.

Currículo infográfico



Será que dá para criar um currículo em forma de infográfico?

Os designers Pruek Wiyaporn, Michael Anderson e o estudante Carlos de Oliveira Junior fizeram uma tentativa. Vale a pena conferir.