segunda-feira, 27 de julho de 2009

Seminário Internacional de Ciência e Tecnologia

A segunda edição do seminário Cultura Material e Patrimônio da Ciência e Tecnologia acontece entre amanhã e o próximo dia 31 no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT).
Serão debatidos temas relacionados ao patrimônio de Ciência e Tecnologia.
Informações adicionais, aqui.

Encontro de blogs científicos

Entre os dias 25 e 27 de setembro deste ano acontecerá o II Encontro de Weblogs Científicos em Língua Portuguesa. O evento é uma iniciativa da UFRJ e da Fiocruz e será realizado na cidade de Arraial do Cabo -RJ.
Informações sobre a edição anterior e ficha de inscrição aqui.

Via Ciência na Mídia

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Colunista comenta confusão da ciência

Este post do Caderno 2 do Estadão, traz a discussão de uma colunista da BBC sobre da Ciência. Vale a pena conferir aqui.

Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

Estudantes autores de trabalhos sobre Agroindústria podem se inscrever no prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia até o dia 17 de agosto. O prêmio é organizado por países membros do Mercosul e conta com patrocinío do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT/Brasil) e da Petrobras, além da parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC).
Confira aqui, o regulamento em português.
Detalhes sobre o prêmio aqui.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Curso de férias discute infografia

De 27 a 31 de julho, Mario Kanno, da Folha, ministra o minicurso Infografia e Jornalismo Visual. Entre os temas em destaque, conceitos básicos de diagramação e narrativa visual, além de atividades práticas e estudo de caso. A promoção é da Cásper Líbero.
Para saber mais, clique aqui.

Via CPJ

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Como fazer infográficos

O HP Spot traz um post interessante no estilo 'how to do". Vale a pena conferir e..., quem sabe ?, se inspirar.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Novas fronteiras



O aniversário da chegada do homem à Lua rendeu uma série de especiais para a internet. A seguir listamos alguns, mas o destaque fica por conta daquele produzido pela France Info - Un site de l'entreprise Radio France -, não tanto pela qualidade dos infos, mas porque ajuda a demonstrar de modo bastante eficaz o que é esta tal era da convergência sobre a qual tanto falamos... Afinal, rádio e infografia só podem mesmo combinar na web... O pior ? O produzido pela AFP, publicado pelo UOL. Boa viagem !

On a marché sur la Lune

We choose the Monn

Especial do G1

Especial do UOL

terça-feira, 14 de julho de 2009

Museu da Corrupção

O jornal Diário do Comércio produziu um especial multimídia sobre a farra dos parlamentares com o dinheiro público. Trata-se do Museu da Corrupção, que pode ser conferido aqui.

domingo, 12 de julho de 2009

Workshop de Infografia em Portugal


Acontece esta semana, nos dias 16 e 17 de julho, na cidade de Braga, em Portugal, o I Workshop de Infografia Digital, evento que pretende discutir o uso das potencialidades e das linguagens do meio digital, principalmente da infografia e das narrativas online.

Organizado pela Universidade do Minho, o evento será ministrado por Aitor Eguinoa, do 90Grados.info e Xáquin Gonzalez, editor de gráficos do nytimes.com

via Infografando

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Lançamento: Comunicação e Saúde

Será lançado nesta próxima quinta-feira, 9 de julho, o livro Comunicação e Saúde, que reúne artigos e entrevistas que refletem sobre como a comunicação afeta a promoção da saúde. Os textos foram produzidos a partir de experiências realizadas no Brasil, no México, em Portugal e na Tanzânia . A obra é apoiada pelo Ministério da Saúde e é resultado do projeto Comunicação Comunitária, da Universidade de Brasília.

O lançamento será às 19h no restaurante Fausto e Manoel (104 Norte, Bloco A), em Brasília.

Imagens e Jornalismo Científico


Para reforçar aquilo que discutimos no Nupejoc há algum tempo, coloco aqui o link para o post de Enio Rodrigo, em seu blog, onde ele discute o uso de imagens para compreensão da Ciência.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

San Diego sedia workshop de jornalismo científico

Começa no próximo dia 7 de julho o 6th Annual Jack F. Ealy Workshop on Science Journalism, na Universidade de São Diego, Califórnia (Estados Unidos). O evento, promovido pelo Institute of the Americas é voltado para jornalistas que cobrem saúde coletiva, ciência e meio ambiente.No programa desta edição estão discussões sobre a cobertura nas áreas de biodiversidade, energia renovável, engenharia genética e alimentos, doenças infecciosas e medicamentos.O workshop será encerrado dia 16 de julho.




com informações da Agência Notisa

Um pouco de otimismo para o futuro do jornalismo científico

Durante a sexta Conferência Mundial de Jornalistas Cientificos, que acabou ontem em Londres, Cristine Russel do Columbia Journalism Review entrevistou editores e jornalistas de publicações do mundo inteiro. A maioria acredita que a área possui um grande público em potencial. James Harding do The Times e Fran Unsworth da BBC admitem ter ficado impressionados com a repercussão da cobertura sobre o Grande Colisor de Hádrons no ano passado.

Cerca de 950 jornalistas e divulgadores de ciência de mais de 70 países participaram da Conferência, que na sua próxima edição vai ser realizada em Cairo, no Egito.