segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O cientista e o repórter


Via Discover

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Bolsa na SciDev.Net

A Science and Development Network (SciDev.Net) junto com a empresa canadense IDRC anunciam o 3º IDRC-SciDev.Net Science Journalism Award. Os candidatos selecionados irão receber uma bolsa de seis meses da SciDev.Net, sendo quatro meses no escritório base em Londres e dois meses de viagens em um ou mais países em desenvolvimento.

Além de pesquisar o impacto das descobertas científicas nos países em desenvolvimento e escrever notícias de ciência e tecnologia, os vencedores irão aperfeiçoar seus conhecimentos no processo de funcionamento de um site de notícias: captação de novas notícias, processo editorial e publicação e divulgação das notícias. Em conjunto com a parte prática, os selecionados irão ainda conhecer as principais organizações de ciência e tecnologia do Reino Unido e comparecer a pelo menos uma grande conferência internacional.

O candidato deve estar disponível a partir do mês de outubro até março de 2010 e apresentar-se comprometido com a bolsa durante todo o período.
A bolsa inclui o valor das passagens, hospedagem e gastos adicionais.

Requisitos dos candidatos
- interesse em ciência e tecnologia
- domínio da língua inglesa
- estar trabalhando como repórter em um jornal, revista ou site
- aceite e apoio do chefe de seu atual trabalho
- experiência em jornalismo científico (não essencial)

Para se candidatar, preencha este formulário e anexe as seguintes informações, enviando para internships@scidev.net:
- currículo
- duas referências
- duas matérias recentes produzidas pelo candidato
- carta de recomendação do atual editor

Inscrições prorrogadas até o dia 31 de Agosto.
O resultado sai em duas semanas após o dia de encerramento das inscrições.

Nova palesta do projeto Ciência às Seis e Meia

O projeto Ciência às Seis e Meia traz no dia 02 de setembro, quarta-feira, às 18h30, a palestra 1º de Setembro de 1939: da crise econômica à guerra mundial, ministrada pelo Prof. Dr. Williams da Silva Gonçalves, do Instituto de Filosofia e Ciência Humanas da UFRJ. O tema aborda a incapacidade política das grandes potências da época para lidar com a crise econômica. A data que marca a invasão da Alemanha à Polônia é também a do início da Segunda Guerra Mundial. A partir deste norte, o professor discute a relação do fim da política de apaziguamento conduzida pelos ingleses e franceses com a concretização do projeto hegemônico de Adolf Hitler, que se tornou possível devido à crise econômica mundial ocorrida dez anos antes, em 1929.

O Ciência às Seis e Meia é um ciclo de palestras mensal promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC/RJ) em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e com apoio da FINEP. É dirigido a todos aqueles que apreciam as ciências e têm interesse em conhecer as questões e os avanços científicos atuais.

Local: Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF
Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros
R. Xavier Sigaud, 150 - Botafogo

Entrada franca

Transmissão em tempo real pelo link mms://itv.cbpf.br/cienciaseisemeia

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Lançamento


Será lançada amanhã a revista Unesp Ciência, uma publicação que trará reportagens sobre pesquisas de todas as áreas do conhecimento que são feitas na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). A revista será distribuída para orgãos de pesquisa e veículos de imprensa do país inteiro.

O lançamento será no Instituto de Física Teórica da Unesp, em São Paulo, no câmpus da Barra Funda, às 20 horas.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Mundo Estranho produz mapa infográfico de Lost


Acima o infrográfico Mapa de Lost postado no site da Revista Superinteressante e produzido pela Mundo Estranho. A partir do mapa localizador da ilha, podemos descobrir onde se encontra cada lugar explorado durante as cinco temporadas da série.
Bem interessante pra poder visualizar as estações num espaço geográfico real. Pra quem curte a Lost, é uma boa pedida.

Por Luis Knihs

domingo, 23 de agosto de 2009

Popularização da ciência nos municípios

A popularização da ciência e tecnologia foi uma das diretrizes traçadas no 55º Encontro da Frente Nacional dos Prefeitos. O tema esteve em debate durante dois dias do evento.
Na ocasião foi firmada uma parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia que vai permitir a realização de cursos para formação de gestores públicos em C&T. Os primeiros seminários serão realizados em Recife, Fortaleza e São Luís. A decisão atende ao pedido do ministério para que as cidades no Norte, Nordeste e Centro-Oeste tenham prioridade.

Leia mais

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Curso na web Jornalismo Científico



O curso on-line de jornalismo científio produzido pela Federação Mundial dos Jornalistas Científicos pela Rede de Ciência e Desenvolvimento, agora tem uma versão disponível em português. A adaptação é de Catarina Chagas com revisão de Luisa Massarani. Para conhecê-lo, clique aqui.

Via Jornal da Ciência

domingo, 16 de agosto de 2009

Comunicação e sustentabilidade

A II Semana de Comunicação Ambiental acontece na próxima semana, nos dias 24 e 25. O evento pretende evidenciar através de palestras, debates e oficinas o papel da comunicação na gestão socioambiental e na busca por alternativas sustentáveis. Um café da manhã ambientalmente correto, também está previsto na programação. A organizção é do Programa de Educação Tutorial da Escola de Comunicação da UFRJ.

Fórum Iberoamericano de Comunicação e Divulgação Científica

O primeiro Fórum Iberoamericano de Comunicação e Divulgação Científica será realizado de 23 a 25 de novembro em Campinas. Através de questões teóricas, práticas e metodológicas pretende-se discutir como aumentar o alcance da informação sobre ciência e tecnologia para a sociedade. Interessados em apresentar trabalhos devem enviar o resumo até o dia 15 de setembro.


Membros do Nupejoc vão estar presentes no Intercom 2009 apresentando 5 artigos. O congresso acontece de 4 a 7 de setembro na Universidade Positivo, em Curitiba. Veja a lista dos trabalhos:

Ciência para todos? Uma análise das colunas de divulgação científica no jornal popular Hora de Santa Catarina
Angieli Fabrizia Maros

Cobertura de Ciência e Tecnologia em jornais de Florianópolis: Um estudo comparado do Hora de Santa Catarina e do Diário Catarinense
Juliana Passos e Talita Fernandes

A infografía como representação visual da notícia da tragédia do voo 447
Itanel Bastos de Quadros Junior


Limites dos Infográficos Jornalísticos na Web: Sistematização preliminar de características distintivas e produtos semelhantes
Ricardo Castilhos Gomes Amaral

Entre imagens e tipos – uma experiência no ensino da infografia em tempos de convergência
Tattiana Teixeira

sábado, 15 de agosto de 2009

H1N1 - mais um info


Nossos vizinhos venezuelanos também estão preocupados com a Gripe A. No Panorama - veículo que se apresenta como "un equipo que piensa en la gente" - um info animado mostra as diferenças entre a gripe A e a gripe comum. Simples, prático, mas informativo.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Agenda das reuniões Nupejoc 2009 - segundo semestre

14/8 - SANTAELLA, Lucia. A teoria geral dos signos - como as linguagens significam as coisas. São Paulo:Cengage Learning, 2008. Relatora: Talita Fernandes

21/8 - BIZZOCCHI, Aldo. Anatomia da Cultura - uma nova visão sobre ciência, arte, religião, esporte e técnica. São Paulo: Palas Athena, 2003. Relatora: Mayara Rinaldi.

18/9 - HELLER, Steven. Nigel Holmes: perfiles de la comunicación gráfica. Nueva York: Jorge Pinto Books, 2006. Relatora: Juliana Passos

16/10 - ROAM, Dan. The back of the napkin - solving problems and selling ideas with pictures. New York: Portfolio, 2008. Relatora: Camila Alves

20/11 - CARBALLO, Fernando. Fundamentos del diseño periodístico - claves para interpretar el lenguaje visual del diario. Navarra: Eunsa, 2008. Relator: Alexandre Lunelli

04/12 - LÖFFELHOLTZ, Martin and WEAVER, David. Global Journalism Research: theories, methods, findings, future. [s/l]: Blackwell Publish, 2008. Relatora: Talita Fernandes.

As reuniões acontecem a partir das 8h30. Qualquer pessoa pode participar das discussões, desde que entre em contato conosco, com antecedência mínima de uma semana, através do email nupejoc@cce.ufsc.br

Ciência não popular


No artigo Unpopular Sience, Chris Mooney e Sheril Kirshenbaum, da revista americana The Nation, comentam sobre a diminuição das editorias de ciência nos jornais e sobre os novos problemas enfrentados pelo jornalismo científico.

Entrevista com Xocas


Em entrevista à revista online Mosaic da Universitat Oberta de Catalunya, o editor de gráficos do The New York Times, Xaquín G.V. - mais conhecido como Xocas - fala sobre sua experiência profissional e sobre infografia e gráficos, principalmente no âmbito da internet.

Infografia e conhecimento

No artigo Visualización y conocimiento. Una breve invitación a la infografía, publicado em junho deste ano, Alberto Cairo, professor da Universidade da Carolina do Norte e consultor de jornalismo visual, explica o que é infografia e mostra como ela pode ser utilizada para facilitar a compreensão de informações.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Lecomciencia


O II Seminário Lecotec de Comunicação e Ciência (LECOMCIENCIA 2009) acontece do dia 9 a 11 de novembro na cidade de Bauru, em São Paulo. A proposta do evento é discutir a relação da comunicação com a ciência abordando temas como a importância da comunicação pública da ciência como política para o Estado e instituições sociais, a formação dos profissionais que atuam na área e a cobertura sobre ciência realizada nos meios de comunicação. Tattiana Teixeira, líder do Nupejoc, irá participar do evento como convidada da mesa Jornalismo Científico em Revista.

O seminário é organizado pelo LECOTEC - Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã - da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP de Bauru. Para mais informações clique aqui.

Seminário de Difusão Científica

Na próxima semana, no dia 14 de agosto, será realizado o 1º Seminário de Difusão Científica em Curitiba. Jornalistas especializados na cobertura de ciência como Mariana Ferraz, da revista Ciência Hoje, Mariluce Moura, da revista Pesquisa Fapesp, entre outros, irão discutir a cobertura da imprensa atual sobre a área. Representantes do Ministério de Ciência e Tecnologia e de outras instituições de pesquisa e de fomento também estarão presentes para discutir sobre o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O evento é gratuito e é resultado de uma parceria da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) e do Núcleo de Pesquisas em Economia Empresarial da UFPR. Mais informações aqui.