sábado, 19 de setembro de 2009

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quarta-feira, 16 de setembro de 2009

500 milhões para popularização da Astronomia

No ano Nacional da Astronomia, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) lança um edital para propostas ligadas a divulgação científica e melhoria da educação de ciências através da astronomia. Entre as ações que podem ser contempladas está a criação de planetários, observatórios, centros de astrônomos. As propostas podem ser enviadas até o dia 13 de novembro.

Via Jornal da Ciência

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Manifesto da Visualização de Informação

Manuel Lima, designer e pesquisador, publicou em seu blog Visual Complexity o Manifesto da Visualização de Informação. Nele, Lima dá 10 dicas sobre como fazer um projeto de visualização de informação e não, como ele chama, um projeto de "informação artística", onde a estética é mais importante que o conteúdo em si.

1. A forma segue a função
2. Começar com um questionamento
3. A interatividade é o segredo
4. Citar as fontes
5. O poder da narrativa
6. Não glorifique a estética
7. Procurar por relevância
8. Considere o tempo
9. Aspire por conhecimento
10. Evite visualizações desnecessárias

Como evitar lesões no futebol


A versão online da revista Consumer Eroski disponibilizou em seu site um infográfico sobre como evitar lesões no futebol. Bom para quem está cansado de ser o perna-de-pau da pelada de domingo.

Linguagens na infografia

As infografias de história e tecnologia tem que ser realistas? Dá para fazer ilustrações bem-humoradas sobre saúde? Para Alessandra Kalko, editora de arte da revista Women's Health e ex-editora da Mundo Estranho, não só é possível como é necessário estar constantemente atento a como utilizar as diversas linguagens gráficas existes para se contar uma história.

Para Alessandra, há sempre uma maneira nova de tratar um assunto e é necessário fazer as escolhas certas de linguagens para se adequar ao tom da publicação e fortalecer a personalidade gráfica dela.

Na Mundo Estranho, onde trabalhou por seis anos, o público é constituído principalmente por meninos adolescentes. Alessandra acredita que esse público jovem deve receber mais atenção das publicações em geral, pois é um mercado em potencial.