terça-feira, 29 de abril de 2008

InterAgindo

O curso Jornalismo e Interatividade foi ministrado por André Deak, em BH, para 33 profissionais do grupo Diários Associados. Em seu blog, o jornalista disponibilizou os links que ilustraram o conteúdo ministrado. A seleção é cheia de indicações preciosas.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Jornalismo e contemporaneidade

Já está no ar o blog do Grupo de Pesquisa Jornalismo e Contemporaneidade, liderado por Alfredo Vizeu e Afonso Jr, da UFPE. De acordo com os professores, "o grupo foi criado para desenvolver análises da natureza e história do Jornalismo, seus fundamentos epistemológicos, bem como estudar o Jornalismo como forma de conhecimento e prática social.O GPJ também realiza investigações sobre Os Estudos e as Teorias do Jornalismo, considerando os aspectos da organização, produção, conteúdo e circulação de notícias.".

domingo, 27 de abril de 2008

Domingo é dia de dica


Navegando e aprendendo. Esta dica eu li no blog Cosas Visuales. Mês passado foi criado - pela equipe do Sun Sentinel - o blog News Illustrated. Os profissionais o apresentam assim:

"What happens when you merge artist and journalist? You get news from an artist's perspective. You get images that tell stories in ways words cannot. You get News Illustrated."

Até aí, nada demais. Logo abaixo, vejo um link para o termo "news illustrated", da Wikipedia. Eis que me deparo com a seguinte definição:

"News Illustrated is a full-page information graphic that runs every Sunday in the South Florida Sun-Sentinel, one of 12 newspapers owned by Tribune Company. It tells news stories visually — and in ways that are hard to replicate with traditional journalism. Subjects range from explaining advances in science to politics, health, sports and physiology."

O melhor de tudo - para quem estuda o jornalismo científico e suas linguagens, como nós - é poder baixar em PDF as News Illustrated semanais do jornal. Quer experimentar ? Clique aqui.

Jornalismo visual


Uma comunidade que congrega jornalistas, designers, enfim toda a tribo que curte a "arte da comunicação visual". No fórum, dicas e muita troca de experiência. Passa lá !

Via Infografando

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Gente que faz


O blog do Glauco Lara é daqueles que matam a curiosidade do leitor. A cada post ele conta um pouco do processo de produção de infográficos para o Estadão. O blog é também um rico banco de imagens para pesquisadores e, claro, infografistas do mundo todo. Com oito anos de experiência, Lara tem mesmo muita história para contar. Boa leitura !

quarta-feira, 9 de abril de 2008

30 idéias


Está sem inspiração ? O Ateneu Popular compilou 30 infografias inspiradoras publicadas em veículos de vários países, em diferentes períodos. Sim, sim, tem brasileiro na coletânea. O problema é conseguir localizar os créditos dos infos, mas, enfim, nada é mesmo perfeito.

terça-feira, 8 de abril de 2008

entrevista interessante

"O jornalista não tem, na faculdade, nenhum tipo de conhecimento sobre a infografia - já reconhecida como um gênero, tão importante quanto a fotografia ou a reportagem, por exemplo. Há espaço para aprender direto no mercado? Infelizmente, na faculdade eu só tinha uma leve idéia do que era infografia. Quando caí no mercado, é claro que penei ao fazer meus primeiros infográficos para a Superinteressante ou para a Mundo Estranho. Logo eu, que sempre gostei tanto de escrever, tive que ver meus textos reduzidos a bloquinhos de 300 toques cada! Mas essa percepção que o picotamento do texto era para o mal durou pouquíssimo."

Este é um trecho da entrevista que Marina Motomura concedeu a Andre Deak. Confira o bate-papo na íntegra clicando aqui. Motomura é editora-assistente da revista Mundo Estranho, da Abril.

terça-feira, 1 de abril de 2008

clique aqui !


Autora do livro
Guia de Estilo Web - Produção e Edição de Notícias On-line, considerado leitura obrigatória em cursos de jornalismo digital, Luciana Moherdaui acaba de criar o blog Contra a clicagem burra. O objetivo é "discutir formatos de edição de páginas jornalísticas na web a partir de ícones. Isso não significa que a imagem será privilegiada em detrimento do texto. A idéia é pensar modelos que eliminem redundâncias e imperativos". Proposta interessante e blog, idem.