domingo, 30 de novembro de 2008


Está aberta a votação online para os Prêmios de Ciberjornalismo até 4 de dezembro. Através da página OBCiber, internautas podem eleger entre os finalistas quais serão os vencedores de seis categorias Excelência Geral em Ciberjornalismo, Breaking News, Reportagem Multimídia, Videojornalismo, Infografia Digital e Ciberjornalismo Acadêmico.
O prêmio é uma iniciativa da equipe de pesquisa Observatório do Ciberjornalismo (ObCiber), vinculado ao Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (Cetac.com), ambos formados por pesquisadores de várias Faculdades da Universidade do Porto, Portugal.
O ObCiber foi criado em maio desse ano para "observar e analisar, regularmente, a evolução do Ciberjornalismo em Portugal e no mundo." Entre os dias 11 e 12 de dezembro, o grupo vai promover na Universidade do Porto, o I Congresso Internacional de Ciberjornalismo, sob o tema geral “Jornalismo 3G”.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Membros do Nupejoc apresentam trabalhos na 6ºSBPJor

Durante essa semana membros do Nupejoc participam de dois eventos de pesquisa em Jornalismo. Entre os dias 17 e 18 foi realizado em São Paulo, o II Colóquio Internacional sobre Cibermeios, onde pesquisadores das universidades dos dois países apresentaram os primeiros resultados da análise de 14 veículos. O evento é parte dos trabalhos realizados por membros da Rede de Cooperação Brasil Espanha, composto por pesquisadores de sete universidades brasileiras e oito espanholas.
Na tarde de hoje, as pesquisadoras do Nupejoc Mayara Rinaldi e Tattiana Teixeira apresentaram, durante o 6º SBPJor, o trabalho "Promessas para o futuro: as características do infográfico no ciberjornalismo à partir de um estudo exploratório", um resultado prévio da pesquisa que compara o uso de infografia no portal UOL e em Elmundo.es, em andamento desde março desse ano.
Durante o evento houve o lançamento do livro Edição de imagens em jornalismo, organizado por Ângelo Felippi, Demétrio de Azeredo Soster e Fabiana Piccinin, que traz o capítulo Que beleza! O infográfico e o jornalismo informativo, escrito pela professa Tattiana Teixeira à partir de pesquisas e discussões do Nupejoc.
O 6º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo é promovido pela Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor, e está sendo realizado entre essa quarta e sexta-feira na Universidade Metodista de São Paulo - Umesp, em São Bernardo dos Campos.

domingo, 16 de novembro de 2008

O lado triste da TV



Você assiste muita televisão? Cuidado! De acordo com um estudo feito por sociologistas da Univeridade de Maryland, USA, pessoas que assitem televisão demais são infelizes. Já as felizes - que assistem e média 20% a menos - gastam mais tempo lendo ou com os amigos. Segundo John P. Robinson, um dos realizadores da pesquisa, os efeitos de felicidade provocados pela TV são momentâneos, ao contrário do que acontece com a leitura e a socialização, que deixam as pessoas felizes por um período de tempo bem maior. Saiba mais

Data base journalism

Uma coisa é certa: com toda a tecnologia de hoje, as coisas não param de evoluir. E isso, é claro, vale também para os infográficos.
O jornal português Publico versão online, seguindo a linha do americano nytimes.com, produziu na cobertura da útlima eleição dos EUA infos aliados à base de dados. Esse tipo de infográfico - o data base journalism - permite que os dados fornecidos pelo leitor/participante fique gravado, se tornando estatística visível. No caso do Publico, quando os portugueses participaram da eleição hipotética (para ver como seria o resultado se as eleiçoes fossem em Portugal), os dados fornecidos por eles formaram dados como o número de votantes em cada distrito, o número de votos que cada candidato (Barack/McCain) recebeu, o número de homens e mulheres participantes, etc.
Para saber mais, clique aqui

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Ministério japonês produz infográfico sobre crise de alimentos



Infográfico em vídeo produzido pelo Ministério de Agricultura, Silvicultura e Pesca (MAFF) sobre a produção interna de alimentos e as mudanças dos hábitos alimentares dos japoneses. Muito bem elaborado e dinâmico.

Via Haga clic para continuar

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Infográfico finalista no Prêmio Esso


O Jornal O POVO é finalista na categoria Criação Gráfica da 53ª Edição do Prêmio Esso, com a infografia “Dragão Chinês”. O trabalho, em forma de quebra-cabeça, foi publicado durante três semanas no jornal, durante o período das Olimpíadas de Pequim no caderno Gol. A cada edição, o leitor recebia uma peça desse grande infográfico e juntando todas elas conseguiria visualizar o dragão multicolorido, com temas percorrendo a história das Olimpíadas.

Andréa Araújo, umas das designers responsáveis pela Concepção e Edição de Arte conta que pensaram nas escolas ao realizar o infográfico. “Fiquei muito feliz com a notícia, que vários professores acompanharam os infos e montaram o painel com os seus alunos. O design cumpriu a sua função", destaca Andrea.

Também fazem parte da equipe, Amaurício Cortez (Concepção e Edição de Arte); Cecília Andrade e Luciana Pimenta (infografia); Roberto Leite (texto); e Paulo Rogério (edição de texto).


Via O POVO

domingo, 9 de novembro de 2008

Como se faz infográficos?

Quer aprender a fazer um infográfico? Luiz Iria, da editora Abril, mostra em entrevista para TV FIZ como foi criado o infográfico Mundo Árvore, publicado na edição de julho da Superinteressante. Em março desse ano, as partes I e II de Mundo Árvore foram premiadas com medalha de prata do prêmio Malofiej.


quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Hoje é dia da Ciência

Hoje, entre várias outras comemorações, é Dia da Ciência e da Cultura. Decidiu-se por essa data em maio de 1970, quando a lei nº 5.579 a tornou oficial. A escolha pelo dia é uma homenagem ao nascimento de figuras importantes nas letras e ciências no Brasil e no mundo, uma delas é Rui Barbosa.
Outra comemoração pro dia de hoje é o Dia do Designer, e como o Nupejoc tem entre seus membros um estudante da área, não poderia deixar de lembrar aqui também. Parabéns a todos homenageados!

Em 5 de novembro também se comemora:
Dia Nacional da Língua Portuguesa (no Brasil), Dia do Cinema Brasileiro, Dia Nacional do Radioamador, Dia do Técnico em Eletrônica, Dia Internacional da Consciência Governamental.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

SBPJor realiza seu maior encontro nacional


Pesquisadores do Brasil, da Espanha e de Portugal estão entre os participantes das 13 comunicações coordenadas aprovadas para o 6o. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo - SBPJor - e pelo PósCom da Universidade Metodista. A expectativa é que o evento bata recordes. O primeiro sinal disto foi o número de trabalhos aprovados: além das 13 mesas, serão apresentadas 84 comunicações individuais. Foram aprovados 152 papers, de 191 autores (em autoria e co-autoria). Para possibilitar que o maior número de pessoas participe do encontro, a Diretoria da SBPJor decidiu prorrogar até 15 de novembro o prazo para inscrições com descontos. O evento nacional acontece entre os dias 19 e 21 de novembro, em São Bernardo, no campus da Metodista.

A conferência de abertura será proferida por Silvio Waisbord, professor na School of Media and Public Affairs da George Washington University. O pesquisador é autor do livro Watchdog Journalism in South America e de artigos que tratam de jornalismo e sociedade civil. Em entrevista exclusiva ao SBPJor Notícias, ele revelou o que espera encontrar no país. "Minha expectativa é participar do encontro para me familiarizar com o trabalho de colegas no Brasil e conversar sobre possibilidades de colaboração futura. O Brasil tem uma tradição forte de investigação no jornalismo, distribuída em vários pontos do país e com interesses amplos", disse.

Um dos responsáveis pela organização do encontro, José Salvador Faro destaca que a realização do evento na Grande São Paulo deve atrair um número maior de participantes, já que há uma efetiva facilidade de acesso. "Além disso, a infraestrutura que o Póscom está disponibilizando aos congressistas certamente estimulará a presença dos interessados. Acreditamos que o público pode esperar da organização local excelentes condições de acomodação e de vivência das atividades programadas para novembro", complementa.
Mais informações sobre o encontro e inscrições aqui.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Revolução verde em infográficos

Quer saber sobre o futuro da comida? A revista americana Wired abordou, em uma série de nove infográficos, como a Ciência irá resolver a crise alimentar pela qual estamos passando e que já fugiu do controle dos produtores mundiais. Vale a pena acessar. Para isso, clique aqui.

Rádio e Ciência

Ciência e Tecnologia também já estão nas rádios! A rádio MEC (Ministério da Educação) em parceria com o Museu da Vida (Fundação Oswaldo Cruz) veicula todas as quintas-feiras, entre 12h30 e 13h, o programa Electron, que, além de música e literatura, traz bate-papos sobre C&T. Para ouvir, basta sintonizar a rádio MEC na frequência AM 800 KHz ou então acessar http://www.radiomec.com.br/online/

domingo, 2 de novembro de 2008

Observatório de Ilustração Gráfica


Buscando melhorar as condições profissionais do setor de ilustração, a Fadip, o Ministério de Cultura do governo espanhol e a Fundação de Arte e Direito criaram o Observatório de Ilustração Gráfica. Um espaço interessante para discutir, comentar e ler sobre o tema.

Via Infograficaymas