quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Em dia de dead line


Amanhã é o dia D para submissão de papers para os encontros da Compós e do FNPJ. Divirta-se, se for capaz !


Um silêncio (in) conveniente ?

Logo depois do Carnaval, dia 08, termina o prazo para que todos os interessados – eu, você e mais uns tantos - se manifestem sobre a Resolução Normativa n.05. O documento versa sobre a liberação comercial de OGM – organismo geneticamente modificado – e seus derivados. Ou seja, regulamenta a comercialização de produtos transgênicos no país. Sobre o assunto, li poucas coisas como uma notinha na Folha de S. Paulo, dia 11, e um texto no CMI. Por isso, tenho a impressão de que impera um silêncio que incomoda, inclusive de ONGs. No Greenpeace, por exemplo, quando questionada por telefone, a assessoria de imprensa informa que a ONG ainda não tem uma posição definida sobre a resolução.
Semana passada, entidades como a Comissão Pastoral da Terra, o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente, o Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor, o Greenpeace, o IDEC e o MST assinaram duas cartas abertas solicitando rigor na indicação e nomeação dos novos membros da CTNBio, responsável pela resolução e pela consulta, e reafirmando denúncias de conflito de interesse. Em um dos documentos, os signatários afirmam, textualmente, que “vários membros da Comissão, que atuam em pesquisas de desenvolvimento comercial de organismos transgênicos ou mesmo que atuam em projetos financiados por empresas de biotecnologia, participaram da análise de processos de liberação comercial de transgênicos”. O ministro Sérgio Rezende (MCT) considera positivo o balanço dos trabalhos da Comissão no último biênio e garante que “o governo acompanha os recursos judiciais interpostos por entidades da sociedade civil contra algumas decisões da CTNBio”.
A resolução n.05, tal como está hoje, explicita, em seu artigo 4º. que entende por OGM, todo “ organismo cujo material genético – ADN/ARN tenha sido modificado por qualquer técnica de engenharia genética”. Já seus derivados são compreendidos como “produto obtido de OGM e que não possua capacidade autônoma de replicação ou que não contenha forma viável de OGM”.

Ué ! Não disseram que jornal ia acabar...

O off topic vale a pena. A seguir, matéria publicada no Comunique-se:


IVC registra crescimento de 11,8% na circulação de jornais em 2007

A circulação dos jornais filiados ao Instituto Verificador de Circulação (IVC) cresceu 11,8% no ano passado. Em comunicado enviado à imprensa, o IVC corrige matéria publicada na edição de segunda-feira (28/01) do Estadão que informa um crescimento médio de 10,1%. O valor registrado em 2007 é 80% superior à alta de 6,5% de 2006, quarto ano consecutivo em que o meio jornal apresentou alta.
O IVC associa o crescimento ao aumento de renda média e de consumo no País, além da competitividade no mercado, que teve como conseqüências reformulações gráficas e de conteúdo, segmentação de suplementos e promoções realizadas para conquistar leitores. O Instituto também aposta nos preços mais acessíveis como fator determinante para o aumento de circulação.
Há no Brasil circulando diariamente 4.144.130 exemplares. A média de circulação diária de todo o meio jornal em 2006 foi de 3.705.849.
Se comparados os números de jornais existentes no País, segundo a Associação Nacional de Jornais, o IVC audita cerca de 50% da circulação paga, além de títulos gratuitos de publicações enquadradas nas categorias de filiação que já existem.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

História da comunicação visual


Para quem quer conhecer ou se aprofundar, vale a pena uma visita a este excelente site que recompila a história da comunicação visual do tempo das cavernas aos dias atuais.


segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Feliz Aniversário !!!



Hoje o Lego completa exatos 50 anos de vida. Os bloquinhos plásticos estão recebendo várias homenagens como a que está aí em cima - todas as páginas do Google, hoje, estão com este logo. Agora, se você está se perguntando o que um blog de jornalismo científico tem a ver com isto, eis a resposta. O Lego é mais do que um jogo. O invento é usado tanto na pré-escola quanto em universidades para ensinar desde matemática até competências linguísticas e princípios de engenharia e tecnologia. Pelo menos é o que garante Jesus Diaz, um dos editores do Gizmodo, que lista outras curiosidades da invenção colorida. Para saber mais sobre o aniversariante do dia, veja a time line abaixo. É só clicar e se divertir, sem trocadilho.


ainda sobre o satélite....

Para tranquilizar os mais assustados, a NewScientist ouviu dois especialistas, um deles engenheiro de satélites que acredita que o espião - ou o que restar dele - deve cair no oceano ou em uma área não habitada. Mas é preciso destacar que o local exato da queda só será conhecido quando o satélite estiver mais próximo da Terra. Para saber mais, clique aqui. Prato cheio para os cineastas de Tio Sam.

Espião fora de controle

O título deste post parece tradução mal feita de filme americano, mas não é. De acordo com o New York Times, um satélite-espião norte-americano está caindo rapidamente e pode se chocar contra a Terra entre o final de fevereiro e o começo de março. A informação foi passada em off para jornalistas e posteriormente confirmada por fontes oficiais do Conselho Nacional de Segurança. Um dos problemas é que o satélite possui substâncias tóxicas e não se sabe ao certo que tipo de estrago pode fazer quando cair por aqui. Ainda de acordo com o jornal, geralmente este tipo de artefato é eliminado de forma controlada, através do reingresso e queda diretamente no oceano, assegurando que ninguém terá acesso aos dados captados durante seu tempo em órbita. O porta-voz do Conselho, no entanto, garante que não há com o que se preocupar porque tudo está sob controle. Então, tá.

Eles também querem mais verba para pesquisa

Em tempos de campanha presidencial, já está circulando na blogosfera uma espécie de manifesto intitulado "Saving Lives AND Saving Money " que reivindica mais investimento para as pesquisas na área de saúde, nos Estados Unidos. De acordo com o jornalista Ira R. Allen, autor do texto que ganhou destaque, por exemplo, no Science Blog, o orçamento federal para pesquisas está estagnado, o que tem graves consequências, custando vidas e, inclusive, interferindo na atração de novos talentos para a Ciência. Ao que parece, ele fala em nome dos membros da Research!America que, na semana passada, perguntou em seu site e em um comunicado encaminhado à imprensa estadunidense: "Will President Bush Renew His Commitment to Medical and Health Research?". Em tempos de crash!, "God" é quem sabe....

sábado, 26 de janeiro de 2008

Humor gráfico

Nigel Holmes, um dos mais importantes e experientes infografistas do mundo, costuma defender que a informação gráfica deve ter humor. Dentro desta linha, os livros de David e Kelly Soap não fazem feio. Um exemplo são os diagramas que seguem abaixo, com lições interessantes sobre como cuidar dos nossos bebês. Divirta-se !









quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Ciranda de Textos


Quem quer saber mais sobre jornalismo digital não pode perder a Ciranda de Textos. A iniciativa, capitaneada por André Deak, é a versão brasileira do Carnival of Journalism. "Vários blogs irão publicar textos sobre jornalismo online e, a cada mês, um deles fará uma espécie de guia de leitura: um resumo de cada texto e um link para o endereço onde ele se encontra", explica o jornalista.

Para entrar nesta Ciranda, clique aqui.

Infografia ?

Com o título “Pobreza e miséria também fazem parte de SC”, o Diário Catarinense publicou esta semana no seu site um conjunto de matérias sobre a situação precária vivida por muitos catarinenses. A série foi publicada no caderno DC Documento, no último domingo, e em sua versão na internet possui alguns acréscimos como vídeos e muitas fotos. A publicação no site é creditada como infográfico e pode ser um exemplo para discussão sobre este conceito. Trata-se mesmo de um infográfico ou é um outro tipo de produto multimídia ? Como conceituá-lo ?
Para acessar o site onde se encontra o caderno na íntegra e seus acréscimos, clique aqui. Vale lembrar que o DC ainda não tem um banco on line de "infográficos" e corre-se sempre o risco de ficar sem acessar o material tão logo resolvam tirá-lo do ar...

Por Mayara Rinaldi

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Palestra sobre infografia multimídia

Alberto Cairo esteve na Universidade Carlos III, de Madrid, falando sobre infografia multimídia, em dezembro de 2007. O vídeo da palestra - com 1h30 de duração - foi disponibilizado, na íntegra. Para assistir, clique aqui.

PS: se o link não funcionar, é só atualizar o Windows Media Player.

Via Infografando

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Divirta-se

Você sabe o que é PCR ? De acordo com a wikipedia, trata-se "de um método de amplificação (de criação de múltiplas cópias) de DNA sem o uso de um organismo vivo. Inventada em 1983 por Kary Mullis, é uma das técnicas mais comuns utilizadas em laboratórios de pesquisas médicas e biológicas para diversas tarefas, como o sequenciamento de genes e diagnóstico de doenças hereditárias, identificação de fingerprint genético (usado em testes de paternidade e na medicina forense), detecção de dianóstico de doenças infecciosas e criação de organismos transgênicos."


Pois bem. A BioRad é especializada em equipamentos de laboratórios, entre os quais os usados na PCR e decidiu inovar em sua campanha publicitária, em "defesa" do método. O vídeo-paródia é hilário e tem, ao menos, um lado positivo. Se você não sabia o que era Polymerase Chain Reaction, aposto que, a partir de agora, nunca mais vai esquecer. Ou seja, eis um excelente exemplo de "divulgação científica".
Confira o vídeo aqui, observe a maquininha passando de mão em mão e, claro, divirta-se.

Ah, se quiser acompanhar a música e cantar junto, aí vai a letra:



The PCR Song

There was a time when to amplify DNA,

You had to grow tons and tons of tiny cells.

Then along came a guy named Dr. Kary Mullis,

Said you can amplify in vitro just as well.

Just mix your template with a buffer and some primers,

Nucleotides and polymerases, too.

Denaturing, annealing, and extending.

Well it’s amazing what heating and cooling and heating will do.

PCR, when you need to detect mutations.

PCR, when you need to recombine.

PCR, when you need to find out who the daddy is.

PCR, when you need to solve a crime.(repeat chorus)


Novo canal

Curiosidade e Ciência são o mote da coluna "Imagine Só...", do Estadão. Assinada por Herton Escobar, da equipe de O Estado de S. Paulo, a edição de estréia fala sobre estrelas e é mais um canal de divulgação científica disponível na web para leigos curiosos. Ah, a periodicidade é semanal.

domingo, 20 de janeiro de 2008

Reportagem infográfica


O assunto da semana passada, depois da Febre Amarela, foram as células tronco. O UOL - na seção Ciência e Saúde - publicou uma versão, digamos, embrionária, daquilo que, no Nupejoc, chamamos de reportagem infográfica. O material foi produzido pela AFP. É claro que há muitos problemas (graves) de design, de organização da informação e o próprio potencial da web não foi nem de longe aproveitado. Mas, vale o registro da iniciativa. Confira aqui.


sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Procura-se

António Granado, do Ponto Media, informa:

STUART Allan, professor na Universidade de Bournemouth, no Reino Unido, e autor, entre outros, do livro Online News: Journalism and the Internet, está à procura de um estudante que queira iniciar um doutoramento sobre Jornalismo de Ciência na Internet. Aceitam-se candidatos até 31 de Julho de 2008.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Depois do robô, quem vai fazer o infográfico "andar" ?

A notícia foi destaque em vários jornais. A equipe do neurocientista Miguel Nicolelis, brasileiro formado pela USP que lidera um grupo de pesquisadores nos Estados Unidos e que é o idealizador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal (RN), conseguiu fazer com que uma macaca, nos Estados Unidos, movimentasse um robô, no Japão. Para saber detalhes do feito, você pode clicar aqui. Mas, o que queremos discutir é a infografia que acompanha esta matéria. O mesmo recurso foi usado no impresso, ou seja, do papel para a web não houve nenhuma adaptação, o que não deixa de ser estranho em se tratando de G1. Nenhum movimento, nenhum recurso multimídia, nada, como se pode ver abaixo. Mais do que isto: será que este infográfico, de fato, contribui para uma melhor compreensão da experiência ?




Detalhe: o info é praticamente o mesmo publicado pelo The New York Times (embora não o cite) e que pode ser conferido aqui. Para completar a reportagem, o jornal novaiorquinho incluiu entre os recursos um vídeo de 15 segundos produzido pela equipe da Universidade de Duke, responsável pela pesquisa. No vídeo, é bom observar, a macaquinha que aparece é uma animação (?). Eis um bom tema para debate.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Infográfico conta origem da sífilis



Um estudo realizado por pesquisadores norte-americanos e canadenses sugere que a sífilis chegou à Europa graças à expedição de Colombo que "descobriu" o Novo Continente. O trabalho foi publicado pela revista 'PLoS Neglected Tropical Diseases' , especializada em doenças tropicais, e o El Mundo produziu um infográfico animado para recontar o que chamou de "a primeira grande viagem da Sífilis". Apesar de falar quase nada sobre a doença e muito sobre a expedição, vale a pena conferir o info.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Fiocruz disponibiliza 4 mil artigos, de graça, na web


Todos os trabalhos publicados na revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz estão disponíveis para consulta gratuitamente na internet. A publicação foi lançada em 1909 e é um dos mais antigos periódicos científicos da América Latina.

domingo, 13 de janeiro de 2008

Esperança artificial

Pesquisadores americanos liderados por Doris Taylor, da Universidade de Minnesota (EUA), criaram um coração artificial a partir de células embrionárias e tecidos cardíacos de animais. Eis um avanço que, no futuro, pode facilitar a vida de pacientes que precisam de transplantes de órgãos. Veja mais sobre esta experiência, clicando aqui. O vídeo (em inglês com legendas em espanhol) foi disponibilizado pelo El Mundo.

sábado, 12 de janeiro de 2008

Como chegar ao topo do mundo


Em 1953, Edmund Hillary chegou ao topo do Monte Everest. Foi o primeiro, ao lado de Tenzing Norgay, a conseguir realizar a façanha. O aventureiro morreu ontem, dia 11, aos 88 anos, na Nova Zelândia. Para ter uma idéia do feito de Hillary, veja aqui um infográfico antigo, produzido pela Superinteressante, que explica como se escala a montanha mais alta do planeta.

Nature integral



A Nature acaba de disponibilizar todos os seus números para consulta via web. O acervo reúne material produzido desde 1869, mas o acessso é restrito aos assinantes. Vale lembrar que a publicação está no Portal Periódicos da Capes.




Via Blog do GJOL.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Infografia e criatividade


No post de ontem, falei sobre o uso do infográfico animado como recurso para abordar a febre amarela. Volto ao assunto. Naveguem pelos dois infos a seguir. Até os problemas de apuração são os mesmos, sem falar na estrutura adotada que é praticamente a mesma nos dois veículos. Mais uma vez, alguns impressos foram menos óbvios e, porque não dizer, mais completos. Se levarmos em consideração os recursos que a web proporciona, parece que ainda há muito a avançar na produção dos infográficos animados.






Folhas de energia

Vencedoras do prêmio GreenTech e consideradas a Inovação do Ano (2007) pela revista Popular Science, as folhas de energia nanosolar prometem ser uma solução verdadeiramente econômica e não poluente. Para mostrar como esta invenção funciona, o El Pais publicou um infográfico animado. Como hoje muitos jornais publicaram matérias sobre o provável aumento da conta de luz por estas bandas, não custa conhecer o novo recurso que pretende ser revolucionário - e barato, dizem. É só clicar na imagem para ver como funciona.


Poluição animada

Se você se preocupa com aquecimento global, camada de ozônio e que tais não pode deixar de visitar este site. O projeto, desenvolvido no México, traz, em inglês, uma animação que demonstra detalhes - tanto físicos quanto químicos - da poluição atmosférica. Se você não está preocupado com nada disto, a visita vale à pena pela qualidade dos recursos gráficos ou, ao menos, pelo satélite engraçadinho que fica navegando cheio de pressa ao redor da Terra. Confira !

Via Information Aesthetic

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

O tal do aedes, de novo !?


Já não bastava o país ter registrado 481.316 casos de dengue - apenas entre janeiro e setembro de 2007 -, agora o Aedes aegypti tornou-se ameaça também em função da febre amarela. Os jornais - tanto na web quanto os impressos - estão mobilizados, passando informações aos seus leitores sobre prevenção, formas de contágio e tratamentos. O interessante é que os infográficos tornaram-se recurso obrigatório nestes casos. A seguir alguns exemplos publicados esta semana:
O Globo on line disponibilizou o info acima (clique sobre a imagem para ampliá-la), além de uma página com respostas às dúvidas mais frequentes dos seus leitores. Já o G1 investiu em um infográfico animado, com detalhes da doença, mapa (que omite as áreas de risco do sul do país) e números, tudo baseado em dados da Agência Estado.
O Grupo RBS também investiu na infografia animada. Confira aqui.