terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Exercício (bem sucedido) de futurologia

"Talvez o jornal futuro, - para atender à pressa, à ansiedade, à exigência furiosa de informações completas, instantâneas e multiplicadas, - seja um jornal falado e ilustrado com projeções animatográficas, dando, a um só tempo, a impressão auditiva e visual dos acontecimentos, dos desastres, das catástrofes, das festas, de todas as cenas alegres e tristes, sérias ou fúteis, desta interminável e completa comédia, que viemos a representar no imenso tablado do planeta..."

O autor desta previsão ? Olavo Bilac, na apresentação da revista Kosmos, em 1904. O problema é que ainda hoje tem muito editor que não conseguiu entender o "recado"....

Contribuição da jornalista e mestranda em Jornalismo Luciane Zuê.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

A polêmica ganha corpo....

No VisualMente continua o debate em torno da infografia. Agora, quem registra suas considerações é o argentino Gonzalo Peltzer autor do livro Jornalismo Iconográfico (clique aqui para ler a resenha da obra). O jornalista afirma, respondendo à provocação de Errea :



"Pero además me atrevo a decir, con Mario Tascón, que lo que murió es la Infografía. No es la infografía la que salva a los periódicos sino que los periódicos descubren que eran pura infografía. ¿Qué otra cosa es un diario que un rejunte bien o mal ordenado (depende de los diseñadores) de textos, fotos y dibujos? La infografía es el lenguaje de los periódicos desde que existen, pero cuando las computadoras se metieron en el centro del mapa de la información y se convirtieron en la herramienta común a todos los lenguajes, nació la infografía para hacer diarios adentro de los diarios. "



Ao seguirmos tal raciocínio, descobriremos que não só o impresso é uma grande infografia, mas o telejornal, os jornais on line, os blogues.... No mínimo, uma idéia polêmica, muito polêmica. Alguém se habilita a contestar ?

sábado, 16 de fevereiro de 2008

mais um artigo


Pensando infograficamente é o nome do artigo que Renata Steffen, da Folha, escreveu para o VisualMente. Confira aqui.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

cotas em infográfico

Das nossas 56 universidades federais, 20 oferecem vagas para cotistas. O tema, polêmico, inclusive do ponto de vista científico, mereceu reportagem e infográfico animado do G1. O info é bem básico e se propõe a mostrar um panorama numérico do sistema já implantado em vários estados. Embora a idéia do mapa seja interessante, faltou oferecer ao internauta uma forma de comparação mais direta e dados mais completos, como ano de implantação das cotas em cada Federal, por exemplo. Do jeito que foi publicado, se você quiser saber, por exemplo, em qual estado há maior percentual de reserva de vagas para negros, vai ter de clicar em cada um deles, anotar os números no velho bloco de notas - virtual ou não - e conferir os resultados, na linha faça você mesmo. Certamente, alguém há de dizer que isto não deixa de ser interatividade e personalização....

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Infográfico mostra detalhes do Columbus

O Atlantis, finalmente, já está no espaço. Depois de mais de dois meses de atraso, o ônibus espacial segue rumo à Estação Espacial Internacional, aquela na qual Marcos Pontes - "o primeiro astronauta brasileiro" - esteve em 2006. A bordo, além de sete tripulantes, o laboratório Columbus - principal contribuição européia à Estação Espacial. O El Mundo.es preparou um infográfico animado que permite conhecer em detalhes o que eles estão chamando de " a alma européia na estação espacial".

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Campeão ?

De acordo com dados da OMS, 35% dos partos no Brasil são cesarianas. O resultado: somos os "campeões mundiais" deste tipo de cirurgia. Mais um título para Não comemorar.




Via Uol Ciência e Saúde

Star Trek by Queen ou vice-versa

Este é um post, digamos, cultural. O clip abaixo mistura de forma genial imagens do filme Star Trek - um ícone da ficção científica mundial - com o clássico Bohemian Rhapsody, de Freddie Mercury, gravada pelo Queen em 1975. Para os que têm mais de 30, eis um vídeo quase obrigatório. Ah, uma dica: é fundamental conhecer a letra da música. Quem quiser refrescar a memória pode clicar aqui (original) ou aqui para vê-la traduzida.






Via Humor na Ciência

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Porque a infografia salvará o jornalismo

Este é o título do artigo exclusivo produzido por Javier Errea para o Visualmente. Errea é jornalista, infografista, professor da Universidade de Navarra e presidente do Capítulo Espanhol da Society for News Design (SND), responsável pelo Malofiej. Nem preciso dizer que o artigo é obrigatório para todos os que se interessam pelo tema, sem contar que rende um excelente debate.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Blog legal


Uma dica interessante para quem quer acompanhar o dia-a-dia do fechamento gráfico de uma semanal. Produzido pela equipe de Arte da revista Época, o blog mostra curiosidades como a seleção de infográficos, capas e aberturas de matérias. Como explicam seus criadores, " o título “Faz Caber” é uma brincadeira com uma frase comum em redações, quando um texto excede o espaço da página. Nosso blog traz os bastidores do processo de produção da revista e dicas que podem interessar a quem, como nós, não fica satisfeito com página feia". Confira aqui.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Um vitória na África

Deu no New York Times. E também no Washington Post. Medidas como a distribuição de mosquiteiros com inseticida reduziram o número de mortes causadas pela malária em países africanos. Este tipo de iniciativa, aliada a medicamentos modernos e, ao que parece, eficazes, fez com que, na Etiópia, o número de mortes de crianças com malária caísse 50%. Na Ruanda, este índice chegou a 60%, em apenas dois meses, de acordo com dados de um relatório divulgado na quinta-feira, pela Organização Mundial de Saúde, reproduzidos pelo NYT. Ao lado, um gráfico do washingtonpost.com (clique sobre a imagem para ampliá-la).


A doença é causada por um protozoário transmitido através da picada de um mosquito. De acordo com a OMS, a cada ano mais de 500 milhões de pessoas contraem a malária aguda - mais de 1 milhão morrem, entre elas, 3 mil crianças. Na África estão 90% dos infectados.
A malária está no grupo das chamadas Doenças Negligenciadas, ou seja, aquelas que atingem milhões de pessoas - a maioria em países onde a desigualdade social é alarmante -, mas para as quais há pouco investimento em pesquisa, sobretudo dos laboratórios farmacêuticos. O resultado é a precariedade de tratamento medicamentoso e o grande número de mortes. Também fazem parte deste sinistro grupo de enfermidades, a Doença de Chagas e a Doença do Sono. Saiba mais, clicando aqui.
Em 2007, a Agência Brasil veiculou uma reportagem na qual mostrava a preocupação das autoridades com o surgimento de uma nova epidemia de malária na região amazônica, em função do número de migrantes que podiam ser atraídos pelas obras de construção de usinas no Rio Madeira. No mesmo ano, um surto da doença ocorreu na Ilha de Marajó (Pará). No país, 99,5% dos casos foram registrados na chamada Amazônia Legal, como informa o site do Ministério da Saúde.

Não obrigue os usuários a pensar - e outras dicas úteis...


O site Smashing Magazine resolveu listar dez princípios de webdesign. Clique aqui para conferir (em inglês).