quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Cópias do bem

s que trabajais en periódicos conoceréis la costumbre de no dar algo porque ya lo ha dado la competencia, castigando así al lector fiel que sólo compra nuestro periódico", diz. Para saber mais, leia a postagem original no blog.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Mudanças climáticas


O fotográfo Stuart Franklin e presidente da Magnum Photos passou os últimos 5 anos fotogrando as conseqüências das mudanças climáticas na Europa. O resultado é o livro Our Landscape in Flux e o autor escolheu algumas dessas fotos para serem disponibilizadas na versão online do jornal britânico The Guardian.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O mapa mais antigo do mundo (?)



Para quem não sabe, o mapa mais antigo do mundo foi desenhado em 6200 a.C. e representa as ruas da antiga cidade de Çatalhöyük, na atual Turquia. Bem, pelo menos era essa a informação que tínhamos até antes de a arqueóloga Stephanie Meece escever o artigo "A Bird’s Eye View - Of A Leopard’s Spots: The Çatalhöyük ‘Map’ and the Development of Cartographic Representation in Prehistory" dizendo que o que conhecemos como o mapa mais antigo do mundo pode não passar de uma simples invenção da nossa cabeça fortalecida pela mania de imaginarmos mapa em tudo o que vemos. Para saber mais, confira aqui o artigo de Meece na íntegra.

sábado, 25 de outubro de 2008

William Powers fala sobre o futuro do jornal em conferência

William Powers é jornalista e autor do artigo "Hamlet's Blackberry: Why Paper is Eternal" que discute a origem e o futuro do papel tal como o conhecemos. Semana passada ele esteve em Amsterdan como um dos palestrantes da 11th Readership Conference and Expo, promovida pela Associação Mundial de Jornais (WAN, na sigla em inglês). Durante o evento, ele falou sobre os desafios enfrentados pelas empresas que têm de encontrar um caminho para o "jornal de papel" tradicional. A diferença é que seu discurso , que foi disponibilizado na íntegra pela Zero Hora, longe está daqueles mais pessimistas ou taxativos que costumamos ouvir. Power diz que

I realize you're all working hard on the problem I have highlighted, the difficult of translating the old paper newspaper into two very different mediums. Many papers have been rethinking the way content is divided between the hard-copy newspaper and the online version, and distinguishing more clearly between the two. Some American papers have been designedly making the paper newspaper a vehicle for "slower" content, rather than hard news. I hear this is happening in Europe as well, with some promising results.
Perhaps as our digital lives become ever more frenetic and exhausting, a new demand will emerge for exactly this kind of publication, for that "island in t
he chaos" that is paper. I can certainly imagine that sort of future.


Ranking de acesso ao Portal de Periódicos da Capes


O blog do Gjol publicou a lista das 20 universidades brasileiras que mais acessaram o Portal de Periódicos da Capes em 2007. A UFSC foi a 9ª universidade em quantidade de acessos, com 1.366.153, que correspondem a 2,41% do total.

Começando desde cedo...

O infografista Adolfo Arranz publicou em seu blog, La sombra del asno, a infografia que seu filho de oito anos fez sobre os atentados de 11 de setembro ao World Trade Center.

Via Haga clic para continuar

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Eleições interativas


Finalmente, depois de longos meses ouvindo debates e mais debates sobre quem será o mais novo presidente dos Estados Unidos, agora quem pode escolher é você! De brincadeira, é claro, mas pode. A revista semanal inglesa The Economist publicou no seu site uma simulação de como seria o resultado das eleições, caso ela fosse no seu país, no nosso caso, no Brasil. Para poder participar da "brincadeira" é só fazer um cadastro no site e votar. Por enquanto, o candidato Barack Obama lidera a preferência entre os brasileiros. Dos 272 que já votaram, 81% escolheram o candidato democrata. Para participar, clique aqui.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

ética na web

Patrick Thornton, do blog The journalism iconoclast, veio com uma nova idéia: a criação de um selo de ética para monitorar os web sites. Segundo o jornalista, uma das principais funções do selo seria controlar a transparência e a publicidade dos sites e assim, garantir a satisfação do leitor.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Procurando infografia?


O blog Parka, do jornalista-infografista Teoh Yi Chie disponibilizará, nos próximos dias, cerca de 5000 infográficos publicados no Newspaper Designer entre 2005 e 2006. Sua idéia é utilizar esses infográficos como inspiração.


Via Haga clic para continuar

Infografia traz fama?


Navegando pelos blogs Cosas Visuales, Haga Clic para Continuar, La iguana ilustrada, Infográfica y mas e Cuatro Tipos encontrei posts que apontam a revista Good como "o melhor que já aconteceu ao jornalismo", a razão? São vários os motivos para tal elogio, um deles é o constante uso de infografias na publicação de acordo com o artigo do blog 10,000 Words, que listou os seguintes motivos para o elogio:

1. A revista entende de vídeos
2. Diz muito com poucas palavras (utilizando infografias)
3. Desafia o preço tradicional
4. Leva notícias às pessoas
5. Ela ainda é uma revista

O infográfico publicado acima foi criado por Nigel Holmes e está na última edição impressa de Good. O site do Instituto Poynter traz entrevista com Holmes.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Ciência em Pauta


O Nupejoc apresentará trabalhos na 7ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) realizada entre 22 e 25 de outubro no campus da UFSC. O estande Ciência em Pauta tem como objetivo promover o incentivo à divulgação científica. Durante o evento, membros do núcleo apresentarão aos visitantes resultados e perspectivas do projeto. Além do estande, serão expostos três banners produzidos em projetos de pesquisa e extensão.
Na sexta-feira, 24, a professora Tattiana Teixeira, coordenadora do grupo, ministrará minicurso sobre divulgação científica.
A Sepex acontece anualmente, e tem como objetivo divulgar a comunidade resultados de ensino, pesquisa e extensão produzidos por alunos e professores da UFSC. Esse ano o evento está sendo realizado durante a 5ªSemana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovido anualmente pelo Ministério de C&T.


Mais sobre o Ciência em Pauta

Foi criado no início de 2007 como projeto de extensão com o objetivo de mapear a divulgação científica feita por pesquisadores da UFSC. Depois do levantamento de dados, o próximo passo é preparar jornalistas e pesquisadores na abordagem da ciência, seja através do jornalismo ou da divulgação científica.

Lançamento: revistas científicas são tema de livro


O livro Mais Sobre Revistas Científicas: em foco a gestão (SENAC/CENGAGE) discute, em seus sete capítulos, os desafios da publicação científica em meios digitais. Organizado pelas professoras Sueli Mara Ferreira (USP) e Maria das Graças Targino (UFPB), a publicação tem a participação de outros sete autores.



Sumário

- Capítulo 1 - Redação de artigo técnico-científico: a pesquisa transformada em texto, de Maria Márcia Barradas e Maria das Gracas Targino

- Capítulo 2 - O editor e a revista científica: entre "o feijao e o sonho", de Maria das Gracas Targino e Joana Coeli Ribeiro Garcia

- Capítulo 3 - Revistas científicas: financiamento, recursos tecnológicos e custos, de Joana Coeli Ribeiro Garcia e Guilherme Ataíde Dias

- Capítulo 4 - A ética na revista científica, de Sebastiao Rogerio Gais Moreira

- Capítulo 5 - Repositórios versus revistas científicas: convergências e convivências, de Sueli Mara S. P. Ferreira

- Capítulo 6 - Direitos autorais e o movimento do acesso aberto: um equilíbrio que demanda novas atitudes, de Patrícia Cristina Nascimento Souto e Charles Oppenheim

- Capítulo 7 - Preservação de revistas eletrônicas, de Luis Fernando Sayão

Outras informações no site da editora.

Via Intercom

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Ciência para todos




Engana-se quem ainda acha que o mundo microscópico é coisa para ser explorada só dentro dos laboratórios. Hoje, com a ajuda da nanotecnologia, a aproximação entre a sociedade e as estruturas invisíveis a olho nu é cada vez mais real. A exemplo disso, o Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu o projeto "Nanoarte: uma viagem pelo mundo da tecnologia". Através de imagens captadas pelos integrantes do laboratório, o projeto permite que o público tenha acesso ao mundo microscópico de uma forma mais usual, pois as fotos assemelham as microestruturas com objetos do dia-a-dia, como por exemplo, flores. Além da difusão do conhecimento, um dos objetivos do projeto é que ele possa despertar a curiosidade científica entre os jovens.
Saiba mais aqui

domingo, 19 de outubro de 2008

Infográfico explica trajetória das balas


Dada a repercussão do seqüestro das jovens na região do ABC, o G1 fez um infográfico explicando como Eloá Cristina e Nayara Silva foram atingidas pelos disparos de Lindemberg Fernandes.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Documentário sobre redações digitais


O jornalista argentino Alvaro Liuzzi está investigando o funcionamento das redações digitais e a transição nos meios de comunicação argentinos, projeto Documental Multimidia sobre Redaciones Digitales. Na última quinta-feira ele publicou as entrevistas realizadas em El Clarín, o primeiro diário a ser entrevistado. A primeira postagem foi feita em 6 de setembro, sobre o jornal La Critica, seguido por El cronista e El Perfil.

Via Paper Papers

Crianças, ciência e gráficos


Veja a letra em espanhol ou inglês.

PS: Vale a pena conferir os comentários de infografistas no Xocas

Via Xocas

Quantas palavras são repetidas em discursos políticos?



O Channel 4 publicou um gráfico muito interessante sobre o último debate entre John McCain e Barack Obama. Foram feitos dois gráficos com nuvens de palavras cujos tamanhos são proporcionais às vezes que foram ditas. Ao passar o cursor sobre as palavras aparece ao lado o número de vezes que o candidato a repetiu. Ao clicar é possível saber em que contexto essas palavras foram ditas.

Via Haga clic para continuar

Como você vê o mundo?

O worldmapper é uma ferramenta que mostra metafóricamente um mapa mundi que foi publicado inicialmente no infoesthetics em março de 2006.
O que há de novo é a repercussão que o worldmapper atingiu. Publicado em jornais da Austrália e Reino Unido, além da National Geographic e OMS, agora está disponível para compra em amazon.com sob o título "Atlas of real world".
Ao selecionar uma temática ele constrói um "novo" mapa de acordo com a distribuição geográfica do assunto escolhido. A figura acima foi desenhada a partir de child labour, trabalho infantil em inglês.

Dicas infografadas


Nicolas Ramallo postou em seu blog Haga clic para continuar, dois endereços onde Julián de Velasco Tobar publica suas infografias: Illustration Infographics e Gráficos del mundo en guerra. Como o próprio nome aponta, o primeiro trata de infografias sobre temas gerais, enquanto o segundo aborda regiões do globo marcadas por conflitos.
A infografia ao lado está em Gráficos del mundo en guerra.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Novo blog sobre Ciberjornalismo

O professor Javier Díaz Noci um dos grandes pesquisadores de jornalismo online, colocou no ar essa semana o blog CyberJournalism. Díaz Noci esteve recentemente em Florianópolis onde ministrou curso para pós-graduandos em Jornalismo da UFSC, membros do Nupejoc e do Lapjor.

Via GJol

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Lançamento


A bibliografia relacionada à imagem e jornalismo ganhará no próximo mês mais um título. "Edição de imagens em Jornalismo" (Edunisc, 2008) será lançado durante o 6º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor.
O livro, composto de vários artigos, foi organizado por Ângela Felippi, Fabiana Piccinin e Demétrio de Azeredo Soster. O Nupejoc terá participação com a publicação do artigo Que beleza! o infográfico e o jornalismo informativo, de Tattiana Teixeira.
A SBPJor será realizada na Universidade Metodista em São Bernardo do Campo-SP, entre os dias 19 e 21 de novembro.

Via GJol

sábado, 11 de outubro de 2008

Blog Action Day 2008

Dia 15 de outubro foi o dia escolhido para que blogs de várias partes do mundo postem sobre o mesmo assunto. A idéia é usar a blogosfera para discutir ou divulgar alguma demtática, o Blog Action Day 2008 terá a pobreza como temática. As postagens podem ser feitas com vídeos, slideshows, fotos ou textos relacionados ao tema. Os blogueiros interessados podem se inscrever aqui.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

A polêmica relação entre ciência e jornalismo


A revista Economist trouxe, na edição impressa dessa semana, uma matéria dizendo que os artigos científicos que mais chamam atenção dos jornalistas são aqueles que distorcem a ciência. Confira o artigo original.

Via Ponto Mídia

Um pouco de humor em tempos de crise


Já que quase não se escuta outra coisa além da tal crise financeira, o negócio é manter o senso de humor. O blog Sad Guys on the Trading Floor traz uma seleção de fotos com os bastidores da crise acrescentadas de legendas um tanto engraçadas.
A foto acima está entre os "melhores momentos" e a legenda é "Yes, he looks more intense than sad, but it’s all about the hat", algo como "Sim, ele parece mais concentrado do que triste, mas é tudo devido ao boné".

Já na primeira capa



O Virginian-Post publicou em sua capa do dia 7 um infográfico explicando a crise financeira que toma conta dos noticiários.

Via What's next: innovations in newespapers

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Qual seu ebook favorito?


Procurando por livros grátis na web? O site makeuseof.com traz uma lista de endereços para download de ebooks.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Infografia: um novo gênero ou uma bicentenária?

O encantamento com o uso da infografia vem acompanhado de textos que dizem que esse gênero, como nós do Nupejoc a classificamos, é recente e que surgiu com o desenvolvimento de novas tecnologias. Ao mesmo alguns teóricos e pesquisadores apresentam trabalhos que apontam o uso da infografia muito antes da chegada da Internet.
Darío Drucaroff publicou recentemente em Qué es comunicación um texto que considera a presença de infográficos há 200 anos.
Qué es comunicación é uma revista argentina eletrônica criada por alunos e graduados da área de Comunicação.

IV Jornadas Internacionais de Jornalismo


Estão abertas as inscrições para IV Jornadas Internacionais de Jornalismo que serão realizadas no dia 9 abril de 2009 na Universidade Fernando Pessoa na cidade do Porto, Portugal.
O prazo máximo para submissão de propostas é 20 de fevereiro. O evento contará com a participação de seis convidados especiais brasileiros, os professores José Marques de Melo, António Hohlfeldt, Carlos Eduardo Franciscato, Eduardo Meditsch, Valério Britos e Ana Sílvia Médola.