sexta-feira, 25 de julho de 2008

Professor defende ensino e uso da infografia


O Urbi et Orbi, jornal digital do Curso de Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior, está investindo na infografia animada. Notícia de hoje, publicada no Diário XXI, explica a opção da equipe liderada pelo professor João Canavilhas:

"O aquecimento global e o TGV em Portugal são temas também explorados no "Urbi et Orbi" com infografias interactivas construídas em Flash. Aqui, o texto de uma notícia é adaptado a gráficos e ícones que facilitam a compreensão dos assuntos e são interactivos. “Este tipo de infografia é o único género jornalístico criado pelo webjornalismo e merecia ser mais explorado pelas publicações online, mas não é isso que acontece”, lamenta João Canavilhas. “São poucos os jornais que integram infografias nas suas edições online e quando as utilizam ficam muito aquém das potencialidades deste género”, o que atribui “à falta de recursos humanos preparados para produzir este tipo de conteúdos”. “Justamente por isso, na adaptação dos cursos de Design Multimédia e de Ciências da Comunicação a Bolonha, na UBI, foi introduzida a disciplina de Infografia Multimédia para Jornalistas”, sublinha."

Sem dúvida, a iniciativa é importante. Aqui no Brasil, estamos (equipe do NUPEJOC) fazendo o levantamento de quantos cursos de jornalismo lecionam disciplinas voltadas para a análise e/ou produção de infográficos. Por enquanto, os dados não são nada animadores.

Nenhum comentário: