quinta-feira, 24 de julho de 2008

Cientista é agredida durante evento em Campinas

Em nota divulgada nesta quinta-feira, a SBPC manifesta repúdio contra o ataque sofrido pela cientista Regina Pekelmann Markus, atingida por tinta vermelha durante o 1º Fórum das Comissões de Ética de Experimentação em Animal do Brasil

Leia a íntegra da nota, assinada pelo presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp:

“A SBPC vem a público manifestar o seu repúdio contra a agressão sofrida pela cientista Regina Pekelmann Markus, atacada por membros de uma organização denominada Vegan Staff.org. No dia 16 de julho, durante o 1º Fórum das Comissões de Ética de Experimentação em Animal do Brasil, realizado na 60ª Reunião Anual da SBPC, no anfiteatro da biblioteca da Unicamp, um homem não identificado aproximou-se da mesa dos trabalhos e atirou uma lata com tinta vermelha sobre a prof. Regina, que integrava a mesa.

O agressor e outros membros do tal grupo foram imediatamente retirados do recinto. Esse mesmo grupo, que diz defender e lutar pela libertação animal em âmbito nacional, já havia feito outras manifestações, até então pacíficas, desde a abertura da reunião em Campinas, embora carregando cartazes com o símbolo da suástica e o texto “Auschwitz ainda existe para milhões de animais”, bem como “Os experimentos em animais atrasam o desenvolvimento da Ciência”.

A SBPC sempre primou pela discussão de idéias e princípios. Propostas e opiniões bastantes divergentes são discutidas, às vezes acaloradamente, em todas as reuniões promovidas pela entidade.

No entanto esse grupo não traz nenhum argumento para discussão. Pelo contrário, se declara contra o diálogo e pela violência, com atos e com ameaças.

Assim sendo a SBPC já está tomando as providências cabíveis, no âmbito policial e jurídico, pois entende que agressões desta natureza, que buscam atacar não somente uma pesquisadora renomada e respeitada, mas a toda a instituição da Ciência brasileira, deve ser fortemente combatida com idéias, valendo-se também, quando necessário, do rigor da lei.”

Via Jornal da Ciência

Nenhum comentário: