quarta-feira, 30 de julho de 2008

Temática das Olimpíadas


Os infográficos de esportes olímpicos ganharam animação no site elmundo.es. Os jornais espanhóis são referência quando se fala em infografia, não apenas impressa, como também online. Confira o info pekín '08.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Fiocruz lança coletânea sobre divulgação científica

O livro Ciência & Crianças: A divulgação científica para o público infanto-juvenil é uma coletânea que reúne 14 artigos de autores do Brasil e do exterior que participaram do evento homônimo, realizado pela Fiocruz, em 2007. O download gratuito do PDF da obra pode ser feito clicando aqui. O livro é editado pela jornalista Luisa Massarani que, juntamente com Rosicler Neves, explica no primeiro capítulo:

"A idéia de realizar um evento sobre a divulgação científica para o público infanto-juvenil surgiu a partir da premissa de que a curiosidade é uma característica importante nas crianças. Sistematicamente, elas tentam entender como as coisas funcionam e como é o mundo a sua volta. Além disso, experiências educacionais vêm demonstrando que o público infantil tem grande capacidade de lidar com temas de ciência. No entanto, acreditamos que essa capacidade não tem sido explorada em sua plenitude, especialmente em um espaço fora da educação escolar. Acreditamos que a divulgação científica bem feita pode ser um instrumento útil para a consolidação de uma cultura científica na sociedade. "

Reuniões do Núcleo

O NUPEJOC definiu sua agenda de reuniões do segundo semestre. Os cinco livros que serão discutidos foram selecionados na última reunião do grupo, no dia 11 deste mês. Confira:

22.08 - SOJO, Carlos Abreu. La infografia periodistica. Caracas:FEHE, 2000.
29.08 - ELIAS, Carlos.Fundamentos de periodismo científico y divugación mediática. Madrid: Alianza Editorial, 2008
19.09 - BARNHURST, Kevin. Seeing the newspaper. New York: St. Martin´s Press, 1994.
17.10 - BARNHURST, Kevin and NERONE, John. The form of news. New York: The Guilford Press, 2001.
21.11 - HARRIS, Christopher and LESTER, Paul Martin. Visual Journalism - a guide for new media professionals. Boston:Allyn and Bacon, 2002.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Infográfico ou gráfico?


Confira no link infográficos do UOL.

Google na Amazônia

O blog oficial do Google anunciou nesta sexta-feira, 25, que um grupo de pessoas da empresa visitou no último mês a Amazônia, a convite do chefe Almir Suruí. De acordo com a nota do blog, a viagem teve o objetivo de treinar os índios da tribo Suruí a utilizarem o Google Earth, YouTube, blogs, entre outras ferramentas da internet. O autor do post afirmou também que com o chefe Almir, os Googlers aprenderam que a Amazônia está desaparecendo. Vale lembrar que a negociação entre o chefe e o Google começou há algum tempo e foi mediada pela ONG norte-americana Amazon Conservation Team (ACT). No ano passado, o site amazonia.org.br informou que a organização intermediadora já foi triplamente investigada por suspeita de biopirataria.

Dicas a um jovem jornalista

Incentivado pelas discussões durante a última reunião anual da SBPC, Wilson Bueno escreveu um artigo interessante na sua coluna do Portal Imprensa. Ele aponta para problemas históricos - como a relação entre jornalistas e cientistas e as deficiências na formação especializada - e para outros mais recentes, como a ausência de um jornalista no comitê de Divulgação Científica do CNPq. Aproveitando o gancho, dá dicas a quem pretende enveredar pelo caminho do Jornalismo Científico - conselhos, aliás, que servem a qualquer jornalista em formação ou aos que estão em início de carreira. Em resumo, o professor da UMESP diz o que todo mundo deveria saber, mas nem sempre sabe: jornalismo e ingenuidade, definitivamente, não combinam.

Professor defende ensino e uso da infografia


O Urbi et Orbi, jornal digital do Curso de Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior, está investindo na infografia animada. Notícia de hoje, publicada no Diário XXI, explica a opção da equipe liderada pelo professor João Canavilhas:

"O aquecimento global e o TGV em Portugal são temas também explorados no "Urbi et Orbi" com infografias interactivas construídas em Flash. Aqui, o texto de uma notícia é adaptado a gráficos e ícones que facilitam a compreensão dos assuntos e são interactivos. “Este tipo de infografia é o único género jornalístico criado pelo webjornalismo e merecia ser mais explorado pelas publicações online, mas não é isso que acontece”, lamenta João Canavilhas. “São poucos os jornais que integram infografias nas suas edições online e quando as utilizam ficam muito aquém das potencialidades deste género”, o que atribui “à falta de recursos humanos preparados para produzir este tipo de conteúdos”. “Justamente por isso, na adaptação dos cursos de Design Multimédia e de Ciências da Comunicação a Bolonha, na UBI, foi introduzida a disciplina de Infografia Multimédia para Jornalistas”, sublinha."

Sem dúvida, a iniciativa é importante. Aqui no Brasil, estamos (equipe do NUPEJOC) fazendo o levantamento de quantos cursos de jornalismo lecionam disciplinas voltadas para a análise e/ou produção de infográficos. Por enquanto, os dados não são nada animadores.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Cientista é agredida durante evento em Campinas

Em nota divulgada nesta quinta-feira, a SBPC manifesta repúdio contra o ataque sofrido pela cientista Regina Pekelmann Markus, atingida por tinta vermelha durante o 1º Fórum das Comissões de Ética de Experimentação em Animal do Brasil

Leia a íntegra da nota, assinada pelo presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp:

“A SBPC vem a público manifestar o seu repúdio contra a agressão sofrida pela cientista Regina Pekelmann Markus, atacada por membros de uma organização denominada Vegan Staff.org. No dia 16 de julho, durante o 1º Fórum das Comissões de Ética de Experimentação em Animal do Brasil, realizado na 60ª Reunião Anual da SBPC, no anfiteatro da biblioteca da Unicamp, um homem não identificado aproximou-se da mesa dos trabalhos e atirou uma lata com tinta vermelha sobre a prof. Regina, que integrava a mesa.

O agressor e outros membros do tal grupo foram imediatamente retirados do recinto. Esse mesmo grupo, que diz defender e lutar pela libertação animal em âmbito nacional, já havia feito outras manifestações, até então pacíficas, desde a abertura da reunião em Campinas, embora carregando cartazes com o símbolo da suástica e o texto “Auschwitz ainda existe para milhões de animais”, bem como “Os experimentos em animais atrasam o desenvolvimento da Ciência”.

A SBPC sempre primou pela discussão de idéias e princípios. Propostas e opiniões bastantes divergentes são discutidas, às vezes acaloradamente, em todas as reuniões promovidas pela entidade.

No entanto esse grupo não traz nenhum argumento para discussão. Pelo contrário, se declara contra o diálogo e pela violência, com atos e com ameaças.

Assim sendo a SBPC já está tomando as providências cabíveis, no âmbito policial e jurídico, pois entende que agressões desta natureza, que buscam atacar não somente uma pesquisadora renomada e respeitada, mas a toda a instituição da Ciência brasileira, deve ser fortemente combatida com idéias, valendo-se também, quando necessário, do rigor da lei.”

Via Jornal da Ciência

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Relembrando...

O blog infografia 24h publicou nesta quarta-feira, 23, a primeira de uma série de infografias sobre atletas portugueses que vão às Olimpíadas de Pequim. Chamada "Homem Bala", a infografia fala de um velocista e sobre a corrida de 100 metros rasos. A idéia de fazer infográficos sobre os esportes olímpicos não é nova. Relembrando a história da revista Superinteressante, encontramos uma reportagem sobre as Olimpíadas de 1996. Abaixo, um dos infográficos do especial, falando sobre as modalidades de corrida do atletismo.


terça-feira, 22 de julho de 2008

Ciência na blogosfera

O fenômeno dos blogs atualmente muito utilizado como meio de informação jornalística, não é exclusividade da área. Os cientistas também têm aproveitado o ciberespaço. "Mas quem são os cientistas blogueiros e como eles utilizam a rede?". Para responder esta pergunta, o site ScienceDirect publicou o artigo Scientists Enter the Blogosphere.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Divulgação científica

Na chamada sociedade do conhecimento, a divulgação científica se torna cada vez mais importante para manter informados os cidadãos. Para os interessados no tema, o Portal de la Comunicación disponibiliza online um material, de autoria de Victoria Mendizábal, intitulado Hacia un nuevo contrato entre ciencia y sociedad: el papel de la comunicación científica.

Exposição


A Editora Abril realiza até 31 de agosto no Centro Cultural Justiça Federal, RJ, a exposição Ilustrando em Revista, com mais de 700 ilustrações publicadas nas revistas da Abril. A partir de amanhã (22/7), acontece também uma semana de palestras e workshops com profissionais da Editora, entre eles, o editor de infografia da Abril, Luiz Iria. Em agosto será promovida a segunda semana de palestras. As inscrições estarão abertas de 16 a 20 de agosto. Mais informações no site http://www.ilustrandoemrevista.com.br/

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Revista Comciência lança novo número



A revista ComCiência acaba de lançar sua centésima edição que traz um Dossiê sobre Jornalismo e Divulgação Científica. Essa edição traz três entrevistas com importantes nomes da divulgação científica, o sociólogo italiano Massimiano Bucchi, o artista catarinense Walmor Corrêa e o biólogo argentino Diego Golombek. A revista é produzida pelo Labjor da Unicamp e pela SBPC.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Publicidade infografada


Enquanto realizava a pesquisa com a revista Superinteressante, analisando 12 anos de publicação, pude perceber que ao longo do tempo a publicidade passou a utilizar a infografia para se aproximar da linguagem da revista, e conseqüentemente dos leitores. O fenômeno foi observado esta semana no blog infografistas.com . Com o título Gráficos patrocinados en Super Interessante, a nota trouxe três imagens de publicidades infografadas. O post resultou inclusive numa resposta de Alessandra Kalko, diretora de arte da revista Mundo Estranho ("filhote" da Super que também utiliza muitos infográficos) , afirmando que são anúncios, e não infográficos patrocinados. De acordo com o comentário da diretora, as páginas são chamdas "publieditoriais" e geram polêmica dentro da redação.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Procura-se infografista


O espanhol Chiqui Esteban utilizou a tecnologia do Google Maps para apontar onde estão infografistas de todo o mundo. O mapa está disponível no blog infografistas.com mantido por Esteban. Além da localização geográfica, a marcação com cores diferentes permite identificar se os infografistas são professores ou profissionais de jornais, revistas, meios online, agências ou freelancers.

Lançamento

Será lançado em setembro deste ano, na Espanha, o livro Infografía 2.0, de Alberto Cairo. A obra estará também disponível para compra online. Antes da publicação, algumas páginas serão disponibilizadas em PDF na internet. Cairo aborda em seu livro desde a história da infografia, até sua versão multimídia. O atual professor da University of North Carolina foi infografista do jornal El Mundo e já ganhou diversos prêmios Malofiej, o maior da área.

Jornalismo, Cultura e Ciência

Interessado em jornalismo, ciência e cultura? Visite o blog Analgésico, produzido pelo jornalista Felipe Mendes. Formado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Felipe é ex-membro do Nupejoc, onde fez diversas contribuições como a expressão "proto-infográfico", conceito criado em conjunto no Núcleo e nomeado por Felipe.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Narrativas Multimídia


O blog do GJOL (Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line) informou na última semana que está disponível na rede um banco de dados de narrativas multimídia. O Interactive narrative 2.0 foi criado pelo diretor de multimidia do The New York Times, Andrew De Vigal, e é mantido pela Online News Association. A proposta é reunir no ambiente produções multimídias de jornalistas, freenlancers, acadêmicos e estudantes e formar uma comunidade em torno da plataforma para comentar e gerenciar os conteúdos disponibilizados.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Leite quente ou capuccino ?


Diante de uma manchete como esta - do Portal Globo.com - é que reforçamos a certeza de que ainda precisamos levar o jornalismo científico a sério por estas bandas. Duvida ? Então, confira a foto-legenda clicando aqui

sábado, 5 de julho de 2008

Encontro de Infografia

Acontece no Panamá, entre 4 e 6 de agosto, o 2o Encontro Iberoamericano de Infografia “¿El periodismo Tradicional ya no Funciona?". O encontro tem o objetivo de reunir profissionais que estão mudando a maneira de apresentação das notícias para refletir sobre as possibilidades do chamado “Jornalismo Visual” e sobre as novas tecnologias que oferecem aos cidadãos acesso aos meios informativos. Entre os protagonistas do encontro estão Alberto Cairo, ex-infografista do jornal El Mundo e atual professor da Universidade Capel Hill na Carolina do Norte, e Luiz Iria, diretor do Núcleo de Infografia da Editora Abril e brasileiro que mais ganhou prêmios Malofiej.
Para saber mais informações http://encuentrografico.blogspot.com/